Revista Educação Gráfica

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A NOSTALGIA COMO NORTEADORA NO DESIGN DE JOGOS DIGITAIS: RETROGAMES, FRANQUIAS E REMAKES / NOSTALGIA AS GUIDELINE IN DIGITAL GAMES DESIGN: RETROGAMES, FRANCHISES AND REMAKES

 

Resumo

O presente artigo aborda a nostalgia como elemento catalisador do design emocional em um projeto de jogos. Para sustentar a discussão, exemplos de franquias renomadas, como Mario Bros e Zelda, são abordados. Utilizou-se como estudo de caso títulos da franquia Street Fighter e, por meio de uma revisão da literatura e de grupos focais, foram analisados os elementos nostálgicos envolvendo a aparência, o figurino, os movimento e golpes de alguns dos personagens presentes em dois jogos da franquia, o Street Fighter II (1994) e Street Fighter 6 (2023). Aponta-se que o fator nostálgico presente nos jogos é um elemento de forte ligação com o público de longa data, que pode ser explorado por meio de efeitos sonoros e mecânicas visuais. Como conclusões, o artigo sugere a continuidade dos estudos por meio de desdobramentos na forma de experimentos envolvendo mais participantes e elementos ativos de franquias, a fim de compreender e observar questões como jogabilidade, imersão, identificação com personagens e demais elementos que auxiliam a construir a relação emocional com o jogador.

Palavras-chave: design de jogos; design emocional; nostalgia.

 

Abstract

This article addresses nostalgia as a catalyst for emotional design in a game project. To support the discussion, examples from renowned franchises such as Mario Bros and Zelda are examined. Case studies from the Street Fighter franchise were used, and through a literature review and focus groups, the nostalgic elements involving the appearance, costumes, movements, and attacks of some of the characters in two games from the franchise, Street Fighter II (1994) and Street Fighter 6 (2023), were analyzed. It is pointed out that the nostalgic factor in games is a strong connection with long-time audiences, which can be explored through sound effects and visual mechanics. As conclusions, the article suggests the continuation of studies through further experiments involving more participants and active elements from franchises, in order to understand and observe aspects such as gameplay, immersion, character identification, and other elements that help build an emotional relationship with the player.

Keywords: game design; emotional design; nostalgia.

Autores

Ramon Felipe de Oliveira Costa, Ana Carolina Garcia Ribeiro, Nathan Martins Fernandes, André Leonardo Demaison e Daniella Rosito Munhoz

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