Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A LINGUAGEM GRÁFICA E O PARADIGMA “REFLEXÃO NA AÇÃO” DE DESCRIÇÃO DO PROCESSO PROJETUAL

Resumo
Este artigo objetiva trazer à tona a discussão do papel e importância da linguagem gráfica como principal instrumento mediador na atividade projetual, relacionando-a com o paradigma de descrição do processo projetual conhecido como “reflexão-na-ação” (reflection-in-action) proposto por Donald Schön. Acredita-se que a linguagem gráfica, em suas diferentes formas, técnicas e ferramentas, ocupa uma função muito mais eficiente e central quando se concebe a projetação como reflexão-na-ação, do que quando relacionada ao paradigma proposto por Herbert Simon, conhecido como “resolução racional de problemas” (rational problem solving).
Palavras chave: Linguagem gráfica; reflexão-na-ação; processo projetual.

Abstract
This paper aims to bring out the discussion about the graphic language role and importance like central mediator instrument in the design activity. Further it tries to establish relationship between reflection-in-action design process paradigm (proposed by Donald Schön) and the graphic language. It’s a belief that the graphic languages, through its different forms, techniques and tools, have a crucial function much more efficient, when we think design process like reflection-in-action. This seems more evident than when design process is understood like the rational problem solving paradigm, proposed by Herbert Simon.
Key words: Graphic language; reflection-in-action; design process.

Autores

Rejane de Moraes Rego Arivaldo Leão de Amorim

Baixe o Arquivo Completo