Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A INFLUÊNCIA DA CARGA IMPOSTA PELA MOCHILA ESCOLAR EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ESTUDOS ERGONÔMICOS

Resumo

Este estudo transversal teve por objetivo avaliar a carga transportada por estudantes do ensino fundamental e médio de escolas estaduais de Vespasiano/MG, e quantificar o percentual estabelecido entre peso da mochila e massa corporal que estes jovens transportam diariamente. Participaram deste estudo 916 estudantes de ambos os gêneros. A idade variou de 10-19 anos. 541 estudantes (59,06%) carregavam mochila  com a carga variando de 10,02 a 33,43% de sua massa corporal. Os alunos com menor idade, estudantes do gênero feminino e aqueles que optaram pelo modelo de mochila com design de fixação dorsal tenderam a transportar uma carga superior aos 10% de sua massa corporal. 224 (24,45%) alunos relataram queixa de dores nas costas e ombros.  Concluiu-se que a carga transportada é inadequada, sob o ponto de vista biomecânico e ergonômico, principalmente para os indivíduos mais jovens e do gênero feminino, uma vez que os mesmos encontram-se em fase de crescimento, e esta sobrecarga os expõe a um maior risco de lesões na coluna vertebral, com conseqüente repercussão na vida adulta.

Palavras-chave: mochila escolar; design; ergonomia; postura

 

Abstract
This cross-sectional study aimed to evaluate the load carried by students in primary and secondary schools, state Vespasian /MG, and quantify the percentage established between backpack weight and body mass of these young people carry every day. The study included 916 students of both genders. Ages ranged from 10-19 years. 541 students (59.06%) carried the load backpack ranging from 10.02 to 33.43% of his body mass. Students with younger age, female students and those who opted for the backpack model designed dorsal attachment tended to carry a load higher than 10% of his body weight. 224 (24.45%) students complain of back pain and shoulder. It was concluded that the cargo is inadequate from the point of view of biomechanics and ergonomics, especially for younger individuals and females, since they are in growth phase, and this exposes them to an overhead increased risk of spinal injuries, with consequent repercussions in adulthood.

Keywords: school backpack; design; ergonomics; posture

Autores

Adma Jussara Fonseca de Paula José Carlos Plácido da Silva

Baixe o Arquivo Completo