Revista Educação Gráfica

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A INFLUÊNCIA AÇORIANA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE IDENTIDADE VISUAL NO SETOR DO ARTESANATO: ESTUDO DE CASO ARA / THE AZOREAN INFLUENCE IN DEVELOPMENT OF VISUAL IDENTITY PROJECT IN CRAFTS SECTOR: A CASE STUDY IN ARA

Resumo

 

Como forma de expressão de um povo, o artesanato revela-se como fator de valorização da cultura local. No Brasil, a atividade caracteriza-se por sua diversidade devido às influências dos povos indígenas e imigrantes. Entre estes estão os açorianos, que chegaram a partir do século XVIII e influenciaram os traços culturais nos locais onde se instalaram. Tais traços podem ser identificados em diversas manifestações culturais, inclusive no artesanato das comunidades. No entanto, apesar de sua relevância, o artesanato passa por dificuldades de comercialização e geração de renda. Nesse contexto, visualiza-se uma das formas de contribuição do design que, por meio de um processo estruturado, atua como potencializar para a inserção da atividade artesanal no mercado. Contribuem para isso projetos de design que envolvam identificação, proteção, promoção, divulgação, entre outros, e que, desta forma, comunicam e valorizam aspectos culturais intangíveis destas comunidades. Este artigo tem como objetivo apresentar a influência açoriana no desenvolvimento de projetos de design de identidade visual no setor do artesanato. Quanto aos seus procedimentos metodológicos, encontra-se composto de duas fases: uma primeira de revisão bibliográfica dos conceitos relacionados ao tema e uma segunda caracterizada pelo estudo de caso com a Associação Ribeirão de Artesanato, de Florianópolis.

Palavras-chave: design; identidade visual; artesanato; cultura açoriana.

 

Abstract

Considered as a way of a people’s expression, craft reveals itself as a factor of valorizing local culture. In Brazil, the activity is characterized by its diversity due to the influences of American indigenous and European immigrants. Among these ones are the Azoreans who arrived from the eighteenth century and influenced the cultural traits in the places where they settled. Such traits can be identified in various cultural events, including the communities crafts. However, despite its importance, craft sector has commercialization and income-generating challenges. In this context, design can bring its contribution by a structured process that acts as an enhancer to insert the activity in the market. Design projects, that involve identification, protection, promotion, dissemination, among others, contribute to communicate and valorize intangible cultural aspects of these communities. This article aims to present the Azorean influence on the development of visual identity design projects in the craft sector. As its methodological procedures, it is composed of two stages: a literature review about the main concepts related to the subject and a second step that involves a case study with the Ribeirão Crafts Association, Florianópolis.

Keywords: design; visual identity; crafts; Azorean culture.

 

Autores

Marina Cuneo Aguiar, Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, Eugenio Andrés Díaz Merino e Ricardo Triska

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