Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO ARTÍSTICA E SENSÍVEL PARA A FORMAÇÃO DE DESIGNER NO BRASIL

Resumo

Apresenta-se nesse artigo algumas considerações sobre formação escolar necessárias para o bom aprendizado em cursos superiores de Design. Faz-se um breve levantamento sobre a história da Arte-educação no Brasil, sua importância para o ensino de Design e a relevância de “alfabetizações” artísticas para a formação profissional. Paralelo ao histórico da Arte-educação busca-se apresentar a história da implantação do Design no Brasil. Entende-se como processo de “alfabetização” os conhecimentos considerados básicos em termos de Artes e que garantiriam ao estudante do ensino superior os elementos necessários para expressar-se. Fundamenta-se a pesquisa em textos de autores como Ana Mae Barbosa, Rita Couto e Bruce Acher entre outros. Apresenta-se o histórico resumido de cinco importantes cursos brasileiros de Design (ESDI, PUC-Rio, UFPE, UNESP-Bauru e UnB) e os apontamentos de professores destas instituições sobre a relação currículo, histórico e Arte-educação. Ao final o artigo é uma reflexão a cerca da educação como processo continuo de construção de conhecimento.

Palavras-chave: arte-educação, ensino, currículo, alfabetização.
Abstract

We present in this article some considerations necessary for effective learning in higher education courses in Design school training. It will be a brief survey of the history of art education in Brazil, its importance to the teaching of Design and artistic relevance of “literacies” for training. Parallel to the history of art education we seek to present the history of implementation of Design in Brazil. It is understood as “literacy” process knowledge considered basic in terms of arts and guarantee the tertiary student the necessary elements to express themselves. Research is based on texts by authors such as Ana Mae Barbosa, Rita Couto and Bruce Acher among others. Shows the summarized history of five major Brazilian Design courses (ESDI, PUC -Rio, UFPe, UNESP – Bauru and UnB) and notes from teachers about the curriculum of these institutions relative, historical and art education. At the end of the article is a discussion about education as a continuous process of knowledge construction.

Keywords: art education; teaching; curriculum; literacy.

Autores

Fátima Aparecida dos Santos; Virgínia Tiradentes Souto e Daniela Fávaro Garrossini3

Baixe o Arquivo Completo