Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A GRAVURA COMO OBJETO TECNO-ESTÉTICO/ ENGRAVING AS TECNO-AESTHETIC OBJECT

Resumo

O presente texto surge a partir da prática reflexiva com a técnica da gravura – nas confluências das modalidades de xilogravura e litografia-, e do contato com o pensamento do filósofo Gilbert Simondon (1924 – 1989), no livro “Du  mode d’existence des objetes techniques” (1958). Pretendemos investigar a gravura contemporânea como objeto tecno-estético, compreendendo a existência de um fazer técnico e de um pensamento estético em sua constituição. Propomo-nos a analisar o caráter tecno-estético da gravura a partir de sinais dados pela matéria, para evoluir para um estágio superior “concreto” de funcionamento, conservando-se indivisível e plurifuncional, logo, aproximando-se de sua singularidade. Consideramos que o processo de concretização da gravura como objeto tecno-estético abre potências do fundo matriz de madeira e da matriz de pedra para o fundo matriz-mundo. Buscamos o gravar-pensar como matrizes no mundo, como uma rede relacional de analogia de superfícies, que se estendem umas sobre as outras, promovendo diálogos a partir das corporeidades, eliminando o distanciamento das figuras, lançando-as na virtualidade do fundo-matriz-mundo.

Palavras-chave: gravura; tecno-estético; singularidade; concretização; arte gráfica.

 

Abstract

The present text is a result of practices with the technique of the engraving – in the modalities of woodcut and lithography -, and of the contact with the ideas of the philosopher Gilbert Simondon (1924 – 1989), in the book “Du mode d’existence des objetes techniques” (1958). We intend to investigate contemporary engraving as a techno-aesthetic object, understanding the existence of a technical making and an aesthetic thought in its constitution. We want to analyze the techno-aesthetic character of the engraving from signals given from the substance, to evolve to a “concrete” superior functioning stage, keeping itself indivisible and multifunctional, coming, then, close to its singularity. We believe that the achievement of engraving process as techno-aesthetic object opens powers of wood matrix and stone matrix to the ground-matrix-world. We seek engraving-thinking as matrices in the world as a relational network analogy surfaces that extend over each other, promoting dialogue from corporealities, eliminating the gap of the figures, throwing them in the virtual ground-matrix- world.

Keywords:  engraving; techno-aesthetic; singularity; concretion; graphic art.


 

 

 

Autores

Andréia Machado Oliveira; Helena A. R. Kanaan e Tania Mara Galli Fonseca

Baixe o Arquivo Completo