Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A GEOMETRIA DE UM MOINHO DE ÁGUA EM SAMARCANDA / THE GEOMETRY OF WATER MILLS IN SAMARKAND

 

 

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta transdisciplinar para ser ministrada nas disciplinas de Educação Gráfica, nas Engenharias. Apresenta-se a modelagem geométrica do moinho de água presente na fabricação de papel de uma fábrica próxima à cidade de Samarcanda, no Ubezquistão. A proposta integra modelagem geométrica (software Inventor, da Autodesk), Desenho Técnico (extração de vistas ortográficas cotadas, cortes e montagem), Física (transformação de energia potencial hídrica em mecânica) e História (Rota da Seda). Buscou-se, por meio dos relatos de viagens, colher informações de Samarcanda ao longo da história. Foram considerados como referencial teórico aspectos da transdisciplinaridade de Nicolescu (2001) e D’Ambrósio (2012). Procurou-se apresentar um pano de fundo para a discussão de projetos sustentáveis e para o entendimento da estratégia chinesa, que propôs a reconstrução de parte das antigas rotas da seda.  Entende-se que projetos que integrem múltiplas dimensões contribuem para uma formação humanista, crítica e reflexiva, buscada nos formandos nos cursos de engenharia.

Palavras-chave: educação gráfica; Inventor (Autodesk); moinho de água; Samarcanda; Rota da Seda.

 

Abstract

The aim of this study is to present an transdisciplinary purpose to be used in some disciplines such as Graphic Education in the mechanical engineering. It is presented the geometrical modeling water mill used on the paper manufacturing in a factory located in Samarkand, Uzbekistan. This study integrates Geometric Modeling (Software Inventor, of Autodesk), Technical Drawing (Extraction of quoted ortographic view, sectional drawing and mounting), Physics (Transformation of Potential hydro energy into mechanical energy), and History (the Silk Road). It was collected information throughout Samarkand’s history from reports of those who had traveled to there. It was taken as reference, theorical aspects of Nicolescu (2001) and D’ Ambrósio (2012)’s transdisciplinary. It was offered a background to discuss about sustainable projects and to understand Chinese strategy which has proposed  the  reconstruction of part of the old Silk Road. It is understandable that projects that integrate multiple dimensions contribute to a humanistic, critical and reflective formation, sought for engineering graduated students.

Keywords: graphic education; Inventor (Autodesk); water mill; Samarkand; Silk Road.

 

Autores

Marília Valério Rocha

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