Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARADIDÁTICOS: PROJETO ROTA-AÇÃO

Resumo
Ao se estabelecer uma linha tênue entre educação e estímulo de capacidades intelectuais, percebe-se que uma formação adequada, transforma a vida do indivíduo, tornando-o mais ativo na sociedade. O jogo ROTA-AÇÃO proposto neste projeto, vem com o objetivo de reforçar o aprendizado dos conceitos de geometria básica associados ao estímulo das inteligências lógico-matemática e espacial. O design tem papel fundamental neste trabalho, pois entremeia através da linguagem visual, a relação entre conteúdo, inteligências múltiplas e o mundo infantil.
Palavras-chave: jogo; linguagem visual; inteligências múltiplas; formação infantil e geometria.

Abstract
When a tenuous line is established between education and the stimulation of intellectual capacities, it is possible to notice that an adequate formation can transform the life of an individual, making him/her more active in society. The Rota-Ação game, considered in this project, focuses on strengthening the learning of basic geometry concepts, associated with the stimulation of logical-mathematics and spatial intelligences. Design is essential for this project, since it intersperses, through visual language, the relationship among concept, multiple intelligences and children’s world.
Keywords: Game; Project; Design; Multiple Intelligences and Children Formation.

Autores

Daniela de Cássia Gamonal Marcato José Luiz Valero Figueiredo

Baixe o Arquivo Completo