Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

A CIDADE SEM OLHOS: UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÃO SENSORIAL TÁTIL COMO INSTRUMENTO DE LEITURA DE PROJETOS / THE CITY WITHOUT EYES: A STUDY ABOUT TACTILE SENSORIAL PERCEPTION AS A TOOL OF PROJECTS’ READING

Resumo

Como projetar um ambiente de qualidade, explorando de modo favorável a percepção sensorial de quem não vê o mundo com os olhos? Tendo conhecimento da relevância de instrumentos táteis como auxílio para orientação de pessoas com deficiência visual, este artigo apresenta uma reflexão sobre uma forma alternativa de pensar o processo de projeto sob o viés do fluxograma-tátil e expõe uma experiência de aplicação de uma metodologia, relacionada ao tema, em um trabalho final de graduação em arquitetura e urbanismo.

Palavras-chave: orientabilidade; diagrama; fluxograma tátil; processo de projeto;

 

Abstract

How can we design an environment exploring the sensorial perception of those who don´t see the world with their own eyes? This paper presents a reflection about an alternative way of thinking about the design process, under the flowchart-tactile bias, and presents an experience of application of a methodology, related to the subject, in a final undergraduate thesis in architecture.

Keywords: wayfinding; diagram; tactile flowchart; design process;

 

Autores

Carlos Alberto Cenci Junior e Núbia Bernardi

Baixe o Arquivo Completo