Revista Educação Gráfica

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A ATUAÇÃO DE LYGIA PAPE COMO DESIGNER GRÁFICA NA INDÚSTRIA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS PIRAQUÊ / LYGIA PAPE’S PERFORMANCE AS GRAPHIC DESIGNER IN THE PIRAQUÊ FOOD PRODUCTS INDUSTRY

 

Resumo

Lygia Pape possui uma obra artística de grande relevância. No entanto, a linguagem visual que ela desenvolveu vinculada à sua produção como designer não recebe tanta atenção. Estes trabalhos são, porém, de grande importância, pois ainda hoje exercem influência sobre muitas pessoas que guardam uma relação afetiva com a expressão. Tal condição ficou evidente nos protestos de 2009, quando a Indústria de Produtos Alimentícios Piraquê empreendeu um processo de alteração do padrão visual que a artista havia desenvolvido para as suas embalagens de biscoito. O presente artigo, um estudo exploratório, examina de modo breve a sua atuação como designer gráfica na empresa. Considera detalhes sobre alguns dos itens que ela concebeu para a corporação, as mais recentes ações de merchandising centradas nestas realizações, e as possíveis razões por trás das reações negativas às alterações efetivadas pela instituição em 2009. O estudo, inserido na história do design e na memória gráfica brasileira enquanto campos de pesquisa, proporcionou reflexões sobre o seu processo de criação no domínio da atividade, e concluiu enfatizando que na prática do branding, as estratégias de comunicação que visam impactar destinatários mais jovens devem ser realizadas com bastante atenção, levando em conta processos nostálgicos e preservado, ao mesmo tempo, o público fidelizado de longa data.

Palavras-chave: arte; design gráfico; Lygia Pape; memória gráfica brasileira; Piraquê.

 

Abstract

Lygia Pape has an artistic work of great relevance. However, the visual language she developed linked to her production as a designer does not receive much attention. These works are, however, of great importance, because even today they influence many people who keep an affective relationship with the expression. This condition was evident in the 2009 protests, when the Piraquê Food Products Industry undertook a process to change the visual pattern that the artist had developed for its cookie packaging. This article, an exploratory study, briefly examines her role as a graphic designer in the company. It considers details about some of the items she conceived for the corporation, the most recent merchandising actions focused on these achievements, and the possible reasons behind the negative reactions to the changes made by institution in 2009. The study, inserted in the history of design and in the brazilian graphic memory as fields of research, provided reflections on its creation process in the field of activity, and concluded by emphasizing that in the practice of branding, the communication strategies that aim to impact younger recipients must be carried out with great care, taking into account nostalgic processes and preserving, at the same time, a long-standing loyal audience.

Keywords: art; graphic design; Lygia Pape; brazilian graphic memory; Piraquê.

Autores

André Antônio de Souza e André Luiz Carvalho Cardoso

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