Revista Educação Gráfica

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GUIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O PÚBLICO DE BAIXA VISÃO / GUIDEBOOKS FOR THE DEVELOPMENT OF DIDACTIC MATERIALS FOR LOW VISION AUDIENCE

 

Resumo

Pessoas com baixa visão possuem especificidades em sua acuidade visual, que devem ser levadas em consideração no momento da elaboração de materiais didáticos. Existem várias fontes bibliográficas trazendo conjuntos de recomendações para o público com baixa visão, contudo, estas, muitas vezes não são entendíveis pelo público leigo em Design, o que torna seu conteúdo restrito. Neste artigo apresentamos o processo de design de guias com recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos (impressos e digitais) para o público de baixa visão. Destaca-se no processo de design centrado no humano escolhido, o caráter empático de pesquisa, análise, síntese de dados e, principalmente, cumprir o objetivo destes guias serem, de fato, inclusivos. Ou seja, permitir o entendimento de seu conteúdo por professores e pais de pessoas com baixa visão, ter linguagem simples e ao mesmo tempo, serem projetados levando em consideração aspectos de acessibilidade para o público com deficiência visual (baixa visão e cegos).

Palavras-chave: baixa visão; design centrado no humano; guias; design inclusivo.

 

Abstract

People with low vision have specificities in their visual acuity, which must be considered when preparing teaching materials. There are several bibliographic sources bringing sets of recommendations for the public with low vision, however, these are often not understandable by people outside of the design field, which makes their content restricted. In this article we present the two guidebooks design process with recommendations for the development of teaching materials (printed and digital) for the low vision audience. We highlight, in the chosen human-centered design process, the empathetic nature of research, analysis, data synthesis and, above all, the goal of these handbooks to be, in fact, inclusive. That is, to allow the understanding of its content by teachers and parents of people with low vision, having plain language and at the same time, be designed considering aspects of accessibility for the visually impaired public (low vision and blind).

Keywords: low vision; human-centered design; inclusive design.

Autores

Juliana Bueno, Emilia Christie Picelli Sanches, Karina de Abreu Antoniolli, Marluce Reque e Caroline Rodrigues de Lima

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