Resumo
O design é fundamental na integração entre ciência, tecnologia e sociedade, cabe aos designers desempenhar o papel de agentes transformadores, concentrando-se na promoção do bem-estar coletivo. O espaço escolar desempenha papel fundamental na prática pedagógica, sendo influenciado e influenciando políticas educacionais direcionadas à melhoria da educação e à consideração de questões sociais no ambiente escolar. Nesse sentido, este artigo objetivou compreender a situação atual de estudos que sugerem e/ou analisam intervenções no espaço da sala de aula com o objetivo de atender a necessidades pedagógicas/educacionais no Brasil. Para isso, foi realizada uma Revisão Bibliográfica Sistemática de caráter exploratório, com abordagem qualiquantitativa, cujos resultados apresentam de forma sintética as contribuições dos artigos selecionados, além de expor oportunidades de estudos.
Palavras-chave: Arquitetura escolar; Design de interiores; Revisão bibliográfica sistemática.
Abstract
Design is fundamental to the integration of science, technology, and society, it is up to designers to play the role of transforming agents, focused on promoting collective well-being. The school space plays a fundamental role in pedagogical practice, being influenced by and influencing educational policies aimed at improving education and considering social issues in the school environment. In this sense, this article aimed to understand the current situation of studies that suggest and/or analyse interventions in the classroom space in order to meet pedagogical/educational needs in Brazil. To this end, an exploratory Systematic Bibliographic Review was carried out, with a qualitative-quantitative approach, the results of which summarize the contributions of the selected articles, as well as exposing opportunities for further studies.
Keywords: School architecture; Interior design; Systematic bibliographic review.
Autores
Felipe Raposo Luciana Sales Cordeiro Rebeca Santiago Holanda Paula da Cruz Landim
Baixe o Arquivo Completo