Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ROSANA PAULINO: MULHER-ARTISTA PRETA E A INVISIBILIDADE HISTÓRICA / ROSANA PAULINO: BLACK LATIN WOMAN ARTIST AND HISTORICAL INVISIBILITY

 

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a produção artística de Rosana Paulino, com foco na série “Assentamento” (2013), para compreender a invisibilidade histórica enfrentada por mulheres racializadas no campo das Artes Visuais. Fundamenta-se em autores como Djamila Ribeiro (2017), bell hooks (2019) e Linda Nochlin (2016), que discutem as interseções entre raça, gênero, poder e exclusão no sistema artístico e social. Parte-se do entendimento de que o sistema artístico, inserido em um contexto elitista e patriarcal, privilegia majoritariamente produções de homens brancos, enquanto a mulher preta é frequentemente reduzida a estereótipos e invisibilizada. A análise da série “Assentamento” (2013) evidencia como Paulino subverte essas representações, significando imagens históricas para afirmar a identidade e a resistência da mulher preta. Nas considerações finais, destaca-se a importância da narrativa crítica na arte como instrumento de resistência e afirmação identitária, ressaltando o papel fundamental das mulheres pretas na construção de outras representações que desafiam estereótipos e promovem a pluralidade cultural.

Palavras-chave: Arte e mulheres; Representação e representatividade; Invisibilidade histórica.

 

Abstract
This article aims to analyse the artistic production of Rosana Paulino, focusing on the series “Assentamento” (2013), to understand the historical invisibility faced by racialised women in the field of Visual Arts. It is based on authors such Djamila Ribeiro (2017), bell hooks (2019) e Linda Nochlin (2016), who discuss the intersections of race, gender, power, and exclusion within the artistic and social systems. It starts from the understanding that the art system, embedded in an elitist and patriarchal context, predominantly privileges work created by white men. At the same time, Black women are often reduced to stereotypes and rendered invisible. The analysis of the “Assentamento” (2013) series shows how Paulino subverts these representations by re-signifying historical images to affirm the identity and resistance of Black women. In the final considerations, the importance of critical narrative in art as an instrument of resistance and identity affirmation is highlighted, emphasising the fundamental role of Black women in constructing new representations that challenge stereotypes and promote cultural plurality.

Keywords: Art and women; Representation and representativity; Historical invisibility.

Autores

Yasmim Mencucini Ferraz da Silva Luisa Angélica Paraguai Donati

Baixe o Arquivo Completo