Resumo
Este artigo de revisão sistemática de literatura investiga como as pesquisas desenvolvem produtos voltados para o público infantil, com ênfase na inserção das crianças nas etapas do redesign de jogos de tabuleiro. O objetivo é indicar recomendações para o redesenho de jogos de tabuleiro para crianças, com base nos resultados analisados na literatura. Reconhecendo as crianças como agentes ativos na construção do conhecimento, o estudo valoriza a singularidade infantil e o brincar como atividade que promove autonomia e aprendizado significativo. Utilizando um método de revisão sistemática, o artigo identifica metodologias e abordagens eficazes no desenvolvimento de jogos para crianças. A análise contempla a seleção e organização de estudos relevantes, destacando a importância de um design que considere as necessidades e particularidades infantis. As recomendações apresentadas resultam da síntese crítica dos estudos selecionados, articulando aspectos recorrentes dos processos de criação, metodologias projetuais e critérios de adequação às infâncias. O estudo conclui que há uma lacuna na literatura sobre o redesign de jogos de tabuleiro com enfoque pedagógico na Educação Infantil.
Palavras-chave: jogos de tabuleiro; expressão gráfica; educação infantil; redesign.
Abstract
This systematic literature review investigates how research has developed products aimed at children, with an emphasis on involving them in the redesign stages of board games. The objective is to provide recommendations for the redesign of board games for children, based on the results analyzed in the literature. Recognizing children as active agents in the construction of knowledge, the study values childhood uniqueness and play as an activity that promotes autonomy and meaningful learning. Using a systematic review method, the article identifies effective methodologies and approaches in the development of games for children. The analysis includes the selection and organization of relevant studies, highlighting the importance of design that considers children’s needs and particularities. The recommendations presented result from the critical synthesis of the selected studies, articulating recurring aspects of the design processes, project methodologies, and criteria for age-appropriate adaptation. The study concludes that there is a significant gap in the literature regarding the redesign of board games with a pedagogical focus in early childhood education.
Keywords: board games; graphic expression; early childhood education; redesign.
Autores
Isabela Ines Nunes Cabreira Anderson Roges Teixeira
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