Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

O ENSINO DO DESIGN DE SUPERFÍCIES NO BRASIL / THE SURFACE DESIGN TEACHING IN BRAZIL

Resumo

O presente trabalho resulta de uma tese de doutorado sobre o ensino do Design de Superfícies (DS) no Brasil. O DS foi proposto como especialidade do Design em 2005, não possuindo ainda curso específico em graduação. O CNPq sistematizou um conjunto de saberes difundidos em técnicas diversas, com este título que, no plural, agrega todas as superfícies diversas de suportes também diversos. O objetivo da pesquisa foi o de propor premissas para formação de disciplinas em DS. A metodologia utilizada deu-se pela ciência do estado da arte do DS e de seu ensino no país, por meio dos cadastros e-MEC e PRONATEC, websites de instituições detentoras de disciplinas e cursos na área, permitindo perceber as interdisciplinaridades do DS. Uma pesquisa bibliométrica possibilitou conhecer o panorama de publicações acadêmicas. A Especialização em DS da UFSM foi a referência para um estudo de caso, colaborando para embasar o delineamento de um perfil para um graduado em DS. Como resultado, a partir de um diagrama de DS, conseguiu-se traçar as competências e habilidades de um designer, bem como disciplinas, ementas e laboratórios.

Palavras-chave: ensino do design; competências do design de superfícies; habilidades do design de superfícies, interdisciplinaridade do design de superfícies.

 

Abstract

The present work results from a doctoral dissertation on the teaching of Surface Design (DS) in Brazil. The DS was submitted as a Design specialty in 2005 and does not yet have a specific undergraduate degree. Therefore, CNPq systematized a set of knowledge disseminated in different techniques, with this title that, in the plural, assembles all the distinct surfaces of diverse supports. The objective of the research was to come up with premises for the formation of disciplines in DS. The methodology adopted was applied to acknowledge the principles of the state of the art of DS and its teaching in the country, through the records e-MEC and PRONATEC and websites of institutions including disciplines and courses in the area, allowing to understand the interdisciplinarity of DS. Bibliometric research made it possible to know the prospect of academic publications. UFSM’s DS Specialization was the reference for a case study, attending to ground a profile outline for a DS graduate. As a result, from a DS diagram, it was possible to trace the skills and abilities of a designer, as well as disciplines, menus and laboratories.

Keywords: design teaching; surface design expertise; surface design abilities; surface design interdisciplinarity.

Autores

Marcia Luiza França da Silva e Marizilda dos Santos Menezes

Baixe o Arquivo Completo