Resumo
O uso do Projeto Assistido por Computador (CAD) tem sido um aliado para a formação de profissionais em áreas tecnológicas como forma de preparar os estudantes para a transformação digital. O artigo investiga como o curso Técnico em Mecânica do IFSC Campus Florianópolis se apropriou da tecnologia CAD ao longo das últimas três décadas, abordando os desafios e as estratégias de gestão para a incorporação da tecnologia, considerando as perspectivas dos docentes e a evolução do curso. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e caráter aplicado, dividida em duas fases: uma teórica, com levantamento bibliográfico e outra aplicada, coletando informações por meio de entrevistas com professores. A pesquisa evidenciou que a inclusão do CAD no IFSC foi um processo gradual, impulsionado pela busca por alinhar o ensino às demandas do mercado de trabalho. Os professores foram protagonistas no processo de inclusão do CAD e continuam sendo os principais responsáveis pela atualização tecnológica do curso. Ainda, os relatos dos docentes apontam a necessidade de planejamento estratégico institucional mais robusto para a inclusão de novas tecnologias e a formação de parcerias com a indústria para garantir que o curso se mantenha atualizado e competitivo no mercado de trabalho.
Palavras-chave: CAD; desenho técnico; transformação digital; educação
Abstract
The use of Computer-Aided Design (CAD) has been a key tool in the training of professionals in technological fields, helping prepare students for digital transformation. This article investigates how the Technical Mechanics Course at IFSC Florianópolis Campus has adopted CAD technology over the past three decades, addressing the challenges and management strategies for technology incorporation while considering the perspectives of the faculty and the course’s evolution. The research followed a qualitative and applied approach, divided into two phases: a theoretical phase, involving a literature review, and an applied phase, gathering information through interviews with instructors. The study revealed that the inclusion of CAD at IFSC was a gradual process, driven by the effort to align teaching with labor market. The instructors were key players in the process of CAD integration and continue to be the main drivers of technological updates in the course. Additionally, the faculty’s accounts highlight the need for more robust institutional strategic planning for the inclusion of new technologies and the formation of partnerships with industry to ensure that the course remains up-to-date and competitive in the job market.
Keywords: CAD; Technical Drawing; digital transformation; education
Autores
Tálita Bitencourt Pereira Raquel de Oliveira Bugliani Caroline Rodrigues Vaz Eugenio Andrés Diaz Merino
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