Revista Educação Gráfica

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IMAGENS GRÁFICAS DIGITAIS EM REMIX: DESIGN, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO / DIGITAL GRAPHIC IMAGES IN REMIX: DESIGN, LANGUAGE AND COMMUNICATION

Resumo

No pensamento pós-moderno no âmbito do design gráfico, a partir da década de 1980, com o advento das tecnologias digitais e as contestações ao estilo gráfico dominante, a comunicação visual ganha corpo por uma pluralidade de discursos que, em síntese, percorre o mundo imagético na construção de “novas” linguagens, as mais diversas, na geração de significados por meio dos recursos computacionais que, através dos recortes e colagens digitais, configuram ações de remix. A remixabilidade das imagens digitais resume-se em composições aplainadas pela retomada de linguagens e estilos predecessores por meio dos empréstimos e/ou apropriações de projetos – ou parte deles – já terminados, para reutilizá-los com o objetivo de reinscrever novos contextos visuais. Neste artigo, objetiva-se investigar algumas propriedades e comportamentos potenciais da técnica do remix aplicada em projetos de design gráfico contemporâneo que, conduzidos por remisturas de imagens de diversas procedências, potencializam o processo de criação em simulações imagéticas, desafiando tanto a imaginação do designer quanto a do receptor da mensagem visual.

Palavras-chave: design gráfico; imagens digitais; remix.

 

Abstract

From postmodern thinking in the field of graphic design since the 1980s, with the advent of digital technologies and contestations to the dominant graphic style, visual communication gains a body through a plurality of discourses that, in summary, travels through the imaginary world In the construction of “new” languages, the most diverse, in the generation of meanings through the computational resources that, through the cuts and digital collages, configure Remix actions. The remixability of digital images is summarized in compositions flattened by the resurgence of languages ​​and predecessor styles through borrowing and / or project appropriations – or part of it – already finished, reused with the purpose of re-enroll new visual contexts. This article aims to investigate some potential properties and behaviors of the remix technique applied in contemporary graphic design projects that, driven by remixes of images from diverse backgrounds, increase the power of creation process in imaginary simulations, challenging both the designer’s imagination and the receiver’s imagination off the visual message.

Palavras-chave: graphic design; digital images; remix.

Autores

Ricardo José Barbosa Olimpio e  Gisela Belluzzo De Campos

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