Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

EXPERIMENTO DIDÁTICO EM PROJETO GRÁFICO: PROPOSTA DE UMA PRÁTICA CRIATIVA / DIDACTIC EXPERIMENT IN GRAPHIC DESIGN: PROPOSAL FOR A CREATIVE PRACTICE

 

Resumo

Este trabalho aborda uma experiência didática sobre processo criativo, conteúdo necessário em disciplinas gráficas, válida para Publicidade e Propaganda e Design Gráfico. Esses cursos possuem disciplinas que abordam a criatividade tanto de forma teórica quanto prática. O experimento foi pensado como uma pesquisa-ação, de caráter exploratório e experimental. Essa prática foi necessária devido à pandemia da Covid-19, mas possibilitou explorar a percepção sonora e visual, fornecendo resultados significativos e subsídios que colaboram para o ensino de processos criativos, indo além daquele período de exceção vivenciado. Além de apresentar todas as etapas da pesquisa e os resultados daquele experimento didático realizado, o texto também traz algumas práticas didáticas que vão no mesmo sentido. A didática aplicada durante a pesquisa foi pensada para funcionar como a etapa de preparação, conforme sugere Gomes (2001), para uma atividade chamada ‘A Imagem da Música’. Essa atividade, por sua vez, foi inspirada em projeto do designer Felipe Taborda chamado ‘A Imagem do Som’. Toda a preparação para a pesquisa-ação, o tratamento dos dados coletados, as ferramentas usadas na pesquisa e na produção da documentação dos dados, a forma como os resultados foram apresentados, a análise dos dados coletados, a metodologia do experimento, a discussão dos resultados e a avaliação final realizada pelos alunos a partir de pesquisa explicativa estão descritos neste artigo. A experiência mostrou-se profícua, ampliando a percepção e a capacidade criativa dos alunos. Também evidenciou a importância, para o processo criativo, de considerar variáveis que vão um pouco além das mais óbvias envolvidas, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: percepção; criação; didática.

 

Abstract

This paper discusses a teaching experiment on the creative process, a required subject in graphic arts courses, valid for Advertising and Graphic Design. These courses include courses that address creativity in both theoretical and practical terms. The experiment was conceived as action research, exploratory and experimental in nature. This practice was necessitated by the COVID-19 pandemic, but it allowed for the exploration of sound and visual perception, providing significant results and insights that contribute to the teaching of creative processes, extending beyond the exceptional period experienced. In addition to presenting all the research stages and the results of the teaching experiment, the text also presents some teaching practices that follow the same path. The teaching method applied during the research was designed to function as a preparatory stage, as suggested by Gomes (2001), for an activity called “The Image of Music.” This activity, in turn, was inspired by a project by designer Felipe Taborda called “The Image of Sound.” This article describes the entire preparation for the action research, the processing of the collected data, the tools used in the research and in the production of data documentation, the presentation of the results, the analysis of the collected data, the experimental methodology, the discussion of the results, and the final evaluation conducted by the students based on explanatory research. The experience proved fruitful, expanding the students’ perception and creative capacity. It also highlighted the importance, for the creative process, of considering variables that go beyond the most obvious ones involved, enriching the teaching-learning process.

Keywords: perception; creation; didactics.

Autores

Flávia Ataide Pithan Adriana Coelho Borges Kowarick

Baixe o Arquivo Completo