Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DIRETRIZES EDITORIAIS PARA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE LITERATURA EDITORIAL / GUIDELINES FOR OPEN EDUCATIONAL RESOURCES: A SYSTEMATIC LITERATURE MAPPING

02 DIRETRIZES EDITORIAIS PARA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Resumo

Este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura com o objetivo de identificar estudos que proponham diretrizes de design editorial voltadas à diagramação de Recursos Educacionais Abertos em formato de livro digital. A investigação partiu da crescente inserção dos REA em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, os quais demandam materiais com boa qualidade técnica e pedagógica. O processo metodológico seguiu um protocolo adaptado de Kitchenham e Charters (2007), estruturado nas etapas de planejamento, condução e resultados. Foram analisados 1.173 artigos nas bases selecionadas, resultando na inclusão de 12 estudos, a partir de critérios de inclusão e exclusão. Os resultados revelam uma lacuna na sistematização de diretrizes específicas para a diagramação de REA em livros digitais sob a ótica do design editorial, apontando a necessidade de aprofundar pesquisas nesse campo. Este estudo integra uma investigação mais ampla e se mostra relevante por evidenciar como o design editorial pode contribuir para a eficácia dos REA, promovendo a integração entre qualidade visual e pedagógica na construção de materiais mais funcionais, acessíveis e alinhados às práticas contemporâneas de ensino e aprendizagem em ambientes digitais.

Palavras-chave: Design Editorial; Diretrizes; Mapeamento Sistemático de Literatura, Recursos Educacionais Abertos.

 

Abstract

This article presents a Systematic Literature Mapping aimed at identifying studies that propose editorial design guidelines for the layout of Open Educational Resources in digital book format. The investigation stems from the increasing integration of OER into Virtual Learning Environments, which demand materials with both technical and pedagogical quality. The methodological process followed an adapted protocol proposed by Kitchenham and Charters (2007), structured in the stages of planning, conduction, and results. A total of 1,173 articles were analyzed across the selected databases, resulting in the inclusion of 12 studies based on defined inclusion and exclusion criteria. The findings reveal a gap in the systematization of specific guidelines for the layout of OER digital books from an editorial design perspective, highlighting the need for further research in this field. This study is part of a broader investigation and is relevant in demonstrating how editorial design can contribute to the effectiveness of OER by promoting the integration of visual and pedagogical quality in the development of more functional, accessible, and pedagogically aligned materials for contemporary teaching and learning practices in digital environments.

Keywords: Editorial Design; Guidelines; Systematic Literature Mapping; Open Educational Resources.

Autores

Priscila Câmara Reis Célia Maria de Araújo

Baixe o Arquivo Completo