Resumo
A dinâmica da polarização política brasileira foi diretamente influenciada pelo movimento antipolítico que caracteriza as democracias ocidentais no século XXI. No país, esse fenômeno alcançou um de seus ápices durante as eleições presidenciais de 2022, na disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Diante desse contexto, esta pesquisa objetiva investigar a identidade visual do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Liberal (PL) no segundo turno da campanha presidencial de 2022 no Instagram. Para tal, esse trabalho baseia-se no cruzamento do design com referências das práticas culturais em seus aspectos histórico-estruturais. Sendo assim, essa investigação observou que o PL resgata acordes cromáticos ligados a movimentos de extrema direita, enquanto o PT adicionou novas cores em sua paleta, para evitar a rejeição ao vermelho. No que tange a tipografia, e a hierarquia visual, os partidos optaram por sistemas que se relacionam com o perfil de seus eleitores, visto que o PT adotou uma variedade de fontes e uma organização mais flexível nas informações, ao passo que o PL escolheu fontes modernas, mas com uma disposição formal e conservadora.
Palavras-chave: Estudos Culturais; design; ideologia; política.
Abstract
The dynamics of Brazilian political polarization were directly influenced by the anti-political movement that characterizes Western democracies in the 21st century. In the country, this phenomenon reached one of its peaks during the 2022 presidential elections, in the dispute between Luiz Inácio Lula da Silva and Jair Messias Bolsonaro. Given this context, this research aims to investigate the visual identity of the Partido Trabalhista and the Partido Liberal in the second round of the 2022 presidential campaign on Instagram. To this end, this work is based on the intersection of design with references to cultural practices in their historical-structural aspects. Therefore, this investigation observed that the PL rescues chromatic chords linked to far-right movements, while the PT added new colors to its palette, to avoid rejecting red. Regarding typography and visual hierarchy, the parties opted for systems that relate to the profile of their voters, as the PT adopted a variety of fonts and a more flexible organization of information, while the PL chose fonts modern, but with a formal and conservative layout.
Keywords: Cultural Studies; design; ideology; policy.
Autores
Mateus Dias Vilela Leonardo Araújo Guedes
Baixe o Arquivo Completo