Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

AS FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO APOIO EM DISCIPLINAS DO ENSINO TÉCNICO DE DESIGN / THE ARTIFICIAL INTELLIGENCE TOOLS AS SUPPORT IN TECHNICAL DESIGN EDUCATION SUBJECTS

 

Resumo

Este trabalho explora o uso de ferramentas de Inteligência Artificial como apoio no ensino de Design, nos cursos técnicos de Design Gráfico e de Design de Interiores do Instituto Federal Sul-rio-grandense. O público-alvo desta pesquisa foram os estudantes. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, de cunho exploratório, amparada no cotejamento de fontes bibliográficas do uso de Inteligência Artificial no ensino de Design. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário e a interpretação dos dados foi sob a ótica da Análise de conteúdo de Bardin (2016). Os estudantes utilizaram o ChatGPT e o Dall-E na disciplina de História do Design II para criar cartazes com estética no estilo vintage, representado pelo American Way of Life. A ferramenta S.C.A.M.P.E.R foi utilizada como método para auxiliar os discentes a analisar criticamente os resultados da IA e realizar adaptações. O artigo conclui que as ferramentas de IA podem ser valiosas no ensino de Design, auxiliando na compreensão de requisitos de projeto e no desbloqueio criativo. No entanto, a intervenção humana foi imprescindível para garantir a qualidade dos trabalhos.

Palavras-chave: Ensino de Design; Inteligência artificial; Sintetizadores de imagens; SCAMPER.

 

Abstract

This paper explores the use of Artificial Intelligence tools to support Design education in the Graphic Design and Interior Design technical courses at the Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. The target audience for this research was students. The methodology used was a qualitative, exploratory approach, supported by a comparison of bibliographic sources on the use of Artificial Intelligence in Design education. Data collection was carried out through a questionnaire, and data interpretation was based on Bardin’s (2016) content analysis approach. Students used ChatGPT and Dall-E in the History of Design II course to create posters with a vintage aesthetic, represented by the American Way of Life. The S.C.A.M.P.E.R. tool was used to help students critically analyze AI results and make adaptations. The article concludes that AI tools can be valuable in Design education, aiding in the understanding of project requirements and unlocking creativity. However, human intervention was essential to ensure the quality of the work.

Keywords: Design teaching; artificial intelligence; image synthesizers; SCAMPER.

Autores

Bruna Ferreira Gugliano Lisandra Xavier Guterres Vinicius Gadis Ribeiro Luis Otoni Meireles Ribeiro

Baixe o Arquivo Completo