Revista Educação Gráfica

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A ESCRITA-BORDADO DE JOÃO CÂNDIDO E SUAS REPERCUSSÕES SOCIOCULTURAIS / JOÃO CÂNDIDO’S EMBROIDERY-WRITING AND ITS SOCIOCULTURAL REPERCUSSIONS

 

Resumo

O texto apresenta interrelações entre o Design de Moda e Artes a partir dos bordados de João Cândido, líder da Revolta da Chibata em 1910, buscando compreender primeiramente a técnica do bordado (Silva e Menezes, 2021) e os impactos socioculturais para em seguida apresentar o projeto “Histórias Bordadas” (2022), quando bordadeiras regionais foram convidadas a conhecer a história do Almirante Negro e em seguida bordar um livro-manifesto biográfico. Assim, parte-se da escrita-bordado de João Cândido enquanto um constructo sociopolítico – um bordado de oposição” (Cintra e Mesquita, 2021), que inspira e potencializa perspectivas outras de contar estórias, na medida em que o marinheiro borda enquanto escreve um manifesto político, escreve enquanto borda uma narrativa coletiva.

Palavras-chave: Design de Moda e Artes; Bordado e modos de escrita; João Cândido.

 

Abstract

The text explores the interrelationships between Fashion Design and the Arts, based on João Cândido’s embroideries, leader of the 1910 Chibata Revolt, aiming first to understand the embroidery technique (Silva and Menezes, 2021) and its sociocultural implications. It then presents the project “Embroidered Stories” (2022), in which regional embroiderers were invited to learn about the story of the Black Admiral and then create a biographical manifesto-book through embroidery. Thus, João Cândido’s writing-embroidery is used as a sociopolitical construct – an “embroidery of opposition” (Cintra and Mesquita, 2021), which inspires and enhances other perspectives of storytelling, as the sailor embroiders while writing a political manifesto, writes while embroidering a collective narrative.

Keywords: Fashion Design and Arts; Embroidery and modes of writing; João Cândido.

Autores

Fernanda Franco Caro Luisa Paraguai

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