Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

VALORIZAÇÃO DO ENSINO COM AUXÍLIO DA LINGUAGEM PLÁSTICA DOS QUADRINHOS / VALUATION OF TEACHING WITH THE AID OF THE PLASTIC LANGUAGE OF THE COMICS

 

Resumo

O presente trabalho apresentará o projeto de extensão que teve como objetivo o aprimoramento discente a partir da produção de revistas de histórias em quadrinhos desenvolvidas por alunos em ambiente escolar. O Projeto intitulado “Curso de Desenho Artístico” iniciou-se em 2016, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Campus Campos Centro, na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ. O desenvolvimento do mesmo, contou coma atuação do próprio coordenador, Adriano Ferraiuoli e dois bolsistas de extensão, junto a alunos previamente selecionados para participarem do curso. Durante as aulas práticas e teóricas em desenho artístico, a temática foi voltada para a criação e produção de histórias em quadrinhos, sendo criada a revista em quadrinhos: Almanaquiff. Em um prazo de um semestre, para elaboração. O processo criativo foi de total interação com os alunos, incentivando a comunicação e a tomada de decisão, visto a criação em conjunto da revista. Devido o sucesso e aceitação da primeira edição, foi criada a segunda, apresentando uma nova proposta, porém ainda envolvendo histórias e desenhos inéditos, criados pelos discentes.

Palavras-chave: desenho artístico; história em quadrinhos; design editorial; educação.

 

Abstract

This work will present the extension project that aimed to improve students from the production of comic books magazines developed by students in a school environment. The Project entitled “Artistic Design Course” started in 2016, at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Campus Campos Centro, na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ. The development of the same, counted on the performance of the coordinator, Adriano Ferraiuoli and two extension scholarship holders, together with students previously selected to participate in the course. During practical and theoretical classes in artistic design, the theme was focused on the creation and production of comic books, creating the comic book: Almanaquiff. Within one semester, for elaboration. The creative process involved total interaction with students, encouraging communication and decision-making, given the joint creation of the magazine. Due to the success and acceptance of the first edition, the second was created, presenting a new proposal, but still involving unpublished stories and drawings, created by the students.

Keywords: artistic design; comics; editorial design; education.

Autores

Marina Peixoto Rufino Gazem de Carvalho; Adriano de Almeida Ferraiuoli; Juliana Peixoto Rufino Gazem de Carvalho e Eliseu César Miranda Vaillant

Baixe o Arquivo Completo