Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

UTILIDADE E USABILIDADE DE UM APLICATIVO DE INSTRUÇÃO AOS PRINCÍPIOS FOTOGRÁFICOS / USEFULNESS AND USABILITY OF AN INSTRUCTIONAL APP TO PHOTOGRAPHIC PRINCIPLES

Resumo

A fotografia tem uma utilização fundamental e extensiva no estudo de diversas áreas do conhecimento, possui uma estreita relação com as atividades do Design e constitui-se primordial à produção cultural contemporânea. Além disso, pesquisas recentes sobre a linguagem fotográfica na formação de designers apontam que as mudanças geradas nas relações sociais devido aos aparatos digitais influenciam os processos de aprendizagem –  formais e informais. Dessa maneira, este estudo se propôs a analisar, por meio de um teste de usabilidade, a utilidade e usabilidade de um aplicativo de instrução aos princípios fotográficos no apoio ao ensino da fotografia no contexto acadêmico de Design. Os resultados mostram dentre as contribuições que a união de técnicas de análise ajuda a compreender melhor a usabilidade do app. Além disso, foi possível perceber o interesse dos alunos de fotografia em materiais inovadores que apoiem as aulas teóricas.

Palavras-chave: usabilidade; ensino da fotografia; aplicativo mobile; design centrado no usuário.

 

Abstract

Photography has a fundamental and extensive use in the study of several areas of knowledge, has a close relationship with the activities of Design and is essential to contemporary cultural production. Moreover, recent researches about the photographic language in the training of designers shows that the changes generated in social relations due to digital devices influence the learning processes – formal and informal. In this way, this study aims to analyze, through a usability test, the usefulness and usability of an instructional mobile app of photographic principles can support the teaching of photography in the academic context of Design. The results show among the contributions that the union of analysis techniques helps to better understand the usability of the app. In addition, it was possible to perceive photography students interest in innovative materials that support theoretical classes.

Keywords: usability; photographic education; mobile app; user-centered design.

Autores

Ana Leticia Oliveira do Amaral,  Berenice Santos Gonçalves e Giselle Schmidt Alves Díaz Merino

Baixe o Arquivo Completo