Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

USABILIDADE DE SOFTWARE: ESTUDO DE RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE DESIGN GRÁFICO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA UNESP/BAURU

Resumo: A rápida evolução de tecnologias como a Internet somada à popularização dos computadores fizeram aumentar a produção de sistemas computacionais relacionados à área do ensino. No entanto, a qualidade com que as interfaces são produzidas não é acompanhada desse crescimento. Apesar da existência de diversos estudos de usabilidade, aparentemente não há preocupação devida com o assunto. Além de muitas interfaces deficientes presentes na web, o problema deve estar também localizado na formação lacunar dos profissionais. Pelo que se encontrou nos sites pesquisados, é provável que desenvolvedores de sistemas estejam saindo das universidades despreparados para o desenvolvimento de interfaces com usabilidade. Neste contexto, as recomendações de usabilidade são muito importantes, pois podem guiar os desenvolvedores no projeto das interfaces, eliminando situações inadequadas.
Palavras-chave: design ergonômico, recomendações de usabilidade, sites de ensino, avaliação com estudantes.

Abstract: The continuous evolution of internet technologies added to computers popularization increased the production of sites related to education area. However, the quality which interfaces are produced is not matched to this growth. Despite of many usability studies, apparently there is not a suitable concern about this subject. In addition to the presence of many deficient Web interfaces, the problem might also be found on a personal formation deficiency among professionals in this area. From what was found on the sites surveyed, it is likely that systems developers, are coming out of universities unprepared for developing interfaces with usability. In this context, usability recommendations are very important because can guide developers in designing better interfaces, eliminating inappropriate situations.
Keywords: ergonomic design, recommendations for usability, education sites, evaluation with students.

Autores

Mileni Kazedani Gonçalves José Carlos Plácido da Silva

Baixe o Arquivo Completo