Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

UMA PROPOSTA PARA UNIFICAÇÃO DAS CLASSIFICAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DOS LIVROS IMPRESSOS DA LITERATURA INFANTIL / A UNIFICATION PROPOSAL FOR CONTEMPORARY CLASSIFICATIONS OF CHILDREN’S LITERATURE PRINTED BOOKS

Resumo   

Este texto investiga as classificações contemporâneas dos tipos de Livros impressos de Literatura Infantil. A investigação propõe uma unificação destas classificações. Tal objetivo é caracterizado como descritivo e interpretativo, de abordagem qualitativa. O estudo se baseia em pesquisas documental e bibliográfica, e foi estruturado da seguinte forma: descrição das classificações Contemporâneas do produto Livro da Literatura Infantil, reordenamento das classificações existentes e a proposição de uma unificação. Espera-se que o estudo possa contribuir com pesquisas acadêmicas relacionadas ao design dos livros impressos da Literatura Infantil.

Palavras-chave: design editorial; literatura infantil; classificações de livros impressos.

 

Abstract

This text investigates the contemporary classifications of printed books of Children’s Literature. This research proposes a unification of the current and diverse classifications. Its objective is characterized as descriptive and interpretive, with a qualitative approach. The study is based on documental and bibliographical research, structured as follows: description of the contemporary classifications of Children’s Literature printed books; reordering of the existing classifications; and, as a result, a proposition of a unification of such classification. It is hoped that such study may contribute to academic researches related to the design of Children’s Literature printed books.

Keywords: editorial design; children’s literature; printed books classifications.

Autores

Lydia Helena Wöhl Coelho e André Luis Marques da Silveira

Baixe o Arquivo Completo