Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE SEÇÕES EM PIRÂMIDES NA GEOMETRIA DESCRITIVA

Resumo
Este trabalho trata da elaboração e aplicação de uma seqüência didática com o intuito de superar algumas das limitações impostas pelos métodos e técnicas tradicionais de ensino em geometria descritiva. É planejada uma seqüência didática ligada a um tópico específico da disciplina. O item em questão aborda o estudo das seções planas em pirâmides, havendo também uma abertura para a exploração de prismas, cilindros e cones. Sob um ponto de vista mais abrangente, poderá vir a tratar das projeções ortogonais de outros sólidos em épura, com seções produzidas por planos e o desenvolvimento de superfícies. Cumpre ressaltar que o foco da proposta não está no conteúdo em si mas na filosofia por trás da elaboração do material, no suporte utilizado e no método de trabalho.
Palavras-chave: seqüência didática; visualização; geometria descritiva; geometria dinâmica.

Abstract
Traditional methods and techniques for teaching descriptive geometry involve some hindrances. This paper approaches both the setting up and the implementation of a didactical sequence which is designed to overcome these impedimenta. The author devised a didactical sequence covering a specific topic of the subject, i.e, a study of plane sections on pyramids with a provision for a similar study on prisms, cylinders and cones. If considered under a comprehensive viewpoint, this sequence can be used for the orthographic projections of other solid objects in multiview drawing with plane produced sections and surface development. This work is not focused on its content but on the philosophy that was employed for developing the material and also the method.
Keywords: didactic sequence; visualization; descriptive geometry; dynamic geometry.

Autores

Daniel Wyllie Lacerda Rodrigues

Baixe o Arquivo Completo