Revista Educação Gráfica

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UMA EXPLORAÇÃO DAS MECÂNICAS DE PUZZLE EM JOGOS DE COMPUTADOR / AN EXPLORATION OF PUZZLE MECHANICS IN COMPUTER GAMES

 

Resumo

Jogos apresentam desafios ao jogador, e alguns desses desafios requerem conhecimento e lógica para serem resolvidos, o que é típico de um tipo de desafio chamado puzzle (quebra-cabeças). Este trabalho tem como objetivo apresentar um aprofundamento sobre mecânicas de puzzle e em seus princípios, mapeando como os conceitos se aplicam em uma amostra de 16 jogos. Como resultados, houve uma diversidade elevada nos resultados apresentados. Pode-se destacar algumas conclusões, inclusive o pouco uso dos princípios estudados, como a estrutura de pirâmide, o paralelismo e a troca de perspectiva. Foram discutidas também as conexões entre puzzles e narrativas.

Palavras-chave: quebra-cabeças; design de puzzles; design de jogos; jogos digitais.

 

Abstract

Video games present challenges to players, and some of these challenges require knowledge and logic, which is typical of puzzle-based challenges. This document has the objective to study puzzles and their principles, mapping the way they are applied in a sample of 16 games. About the results, there was an elevated diversity. In the conclusions we can highlight a few cases found, although one of the main ones was the lack of use of the principles seen, namely, pyramid structure, parallelism and perspective change. We also discussed the connections between puzzles and narratives.

Keywords: puzzle; puzzle design; game design; digital games.

 

Autores

Caio Luiz Germer e Rafael Marques de Albuquerque

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