Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE DESENHO GEOMÉTRICO PARA OS CURSOS DE DESIGN GRÁFICO E INDUSTRIAL (2020-2021) / AN EXPERIENCE IN TEACHING GEOMETRY REMOTELY FOR A GRAPHIC AND INDUSTRIAL DESIGN COURSES (2020-2021)

 

Resumo

As práticas de ensino devem ser constantemente revisitadas de modo a potencializar e estimular o aprendizado voltado à construção do raciocínio em Design. Este artigo apresenta a prática pedagógica sugerida como estratégia para o ensino de Desenho Geométrico aos estudantes da primeira fase dos cursos de Design Gráfico e Industrial da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sob o contexto de ensino remoto exigido pela COVID-19. Como inquietação principal, a estratégia de ensino buscou trabalhar os conteúdos da geometria como subsídio à introdução do pensamento projetual em design. O método proposto, então, propunha a condução de três momentos específicos, sendo eles (i) parte síncrona teórica; (ii) disponibilização de vídeo tutorial e (iii) resolução síncrona de exercícios, articulados de modo a fomentar a participação coletiva dos estudantes, como reação às limitações do ensino à distância. Ainda, apresenta-se no presente trabalho os exercícios contextualizados propostos para subsidiar a proposta, os quais buscaram, ao máximo, contextualizar os conteúdos segundo às particularidades de cada habilitação, especificando-se o gráfico e o industrial. São apresentados os métodos de avaliação, entre provas e trabalhos, sendo esse último a resolução de uma (iv) “produção desafio”. Acompanhando essas proposições são apresentados também alguns resultados de trabalhos realizados pelos estudantes, exemplificando o alcance das provocações pedagógicas estabelecidas. Por fim, são discutidos os principais desafios e potencialidades verificados, compondo uma reflexão sobre a prática de ensino de Desenho Geométrico e seus possíveis aperfeiçoamentos.

Palavras-chaves: ensino superior; desenho geométrico; design.

 

Abstract

Teaching practices must be constantly revisited to enhance and stimulate learning to construct reasoning in design. This article presents the pedagogical practice suggested as a strategy for teaching Geometry to students in the first phase of Graphic and Industrial Design courses at the University of the Santa Catarina State (UDESC), under the context of remote teaching required by COVID-19. As the primary concern, the teaching strategy sought to work with the contents of geometry as a subsidy to the introduction of project thinking in design. The proposed method, then, proposed the conduction of three specific moments, being (i) the theoretical synchronous part; (ii) the availability of a video tutorial, and (iii) synchronous resolution of exercises, articulated to encourage the collective participation of students, as a reaction to the limitations of distance learning. First, the exercises proposed to support the proposal are presented, considering the particularities of the graphic and the industrial courses. Next, the assessment methods between tests and assignments are described based on the resolution (iv) “challenge production”. Following these propositions, some results of work carried out by students are also presented, exemplifying the reach of the established pedagogical provocations. Finally, the main challenges and potentialities verified are discussed, reflecting on the teaching practice of Geometric Design and its possible improvements.

Keywords: higher education; geometry; design.

 

Autores

Odila Rosa Carneiro da Silva e Anelise Zimmermann

Baixe o Arquivo Completo