Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM DESIGN GRÁFICO NO CENÁRIO PANDÊMICO / A TEACHING EXPERIENCE IN GRAPHIC DESIGN IN THE PANDEMIC SCENARIO

 

Resumo

A pandemia do coronavírus afetou e alterou as práticas pedagógicas de todas as áreas, e no design esse fato não foi diferente. Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a prática docente durante a pandemia na disciplina de Projeto II, com foco no desenvolvimento de um projeto de identidade visual no curso de design gráfico de uma universidade pública brasileira. Soma-se a teoria educativo-crítica e sensível de Paulo Freire e o pensamento da cidadania no design com Steven Heller, Veronique Vienne e Victor Papanek, julgando-os necessários e valiosos aos questionamentos que refletem a práxis do design diante do cenário pandêmico. Para tal, utiliza-se das técnicas de revisão da literatura e pesquisa documental, junto da seleção, organização e apresentação dos resultados finais da disciplina na exposição virtual Identitatem, com projetos de identidade visual destinados a aplicação profissional como designers realizados pelos alunos.

Palavras-chave: design gráfico; ensino em design; ensino-aprendizagem; identidade visual.

 

Abstract

The coronavirus pandemic has affected and changed pedagogical practices in all areas, and in design this fact was no different. This article aims to present reflections on teaching practice during the pandemic in the Project II discipline, focusing on the development of a visual identity project in the graphic design course of a Brazilian public university. Paulo Freire’s educational-critical and sensitive theory is added to the thought of citizenship in design by Steven Heller, Veronique Vienne and Victor Papanek, deeming them necessary and valuable to the questions that reflect the praxis of design in the face of a pandemic scenario. To this end, it uses the techniques of literature review and documentary research, along with the selection, organization and presentation of the final results of the discipline in the virtual exhibition Identitatem, with visual identity projects intended for professional application as designers carried out by the students.

Keywords: graphic design; design education; teaching-learning; visual identity.

Autores

José Carlos Magro Junior e Mônica Moura

Baixe o Arquivo Completo