Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

UMA ANÁLISE DE RECURSOS VISUAIS UTILIZADOS EM ENVIRONMENT CONCEPT ART PARA JOGOS DIGITAIS DE ESTÉTICA REALISTA / AN ANALYSIS OF VISUAL FEATURES USED IN ENVIRONMENT CONCEPT ART FOR DIGITAL GAMES WITH REALISTIC AESTHETICS

 

Resumo

A concept art é uma área na produção de jogos digitais que se concentra no desenvolvimento visual de personagens, cenários e objetos dentro do jogo. Como os cenários são uma parte tão relevante dos jogos e tão importante quanto os personagens do jogo, alguns artistas se especializam em criar environment concept art, que é a pré-visualização de novos mundos para descobrir qual é a identidade visual do projeto. A presente pesquisa visa identificar e analisar os elementos visuais que são utilizados pelos artistas experientes para criar seus environment concept arts. Os elementos investigados nas obras têm base nos fundamentos de arte e design descritos por autores relacionados a este campo. Uma análise aprofundada foca no uso de leitura gráfica, composição, estrutura de valores, iluminação e cores. Uma seleção não sistemática de seis imagens dos jogos The Last of US 2 e God of War fornecem uma diversidade de amostras, incluindo ambientes exteriores e interiores com uma identidade visual realista. Todas as imagens têm um acabamento foto-realista, porém mostram diferentes temas como um Seattle contemporâneo e os mundos fantasia de Midgard.

Palavras-chave: jogos digitais; environment concept art; fundamentos da arte; world building.

 

Abstract

Concept art is an area in video game production that focuses on the visual development of characters, environments, and objects within the game. Because scenarios are such a large part of games and just as important as the characters in the game, artists specialize in creating environment art, pre-visualizing new worlds to figure out what the visual identity of the project is. The research aims to identify and analyze visual elements that are used by industry leading concept artists to create those environment concepts. The elements investigated can be considered as art and design fundamentals described by authors related to this field. A in depth analysis focuses on the use of graphic read, composition, value structure, lightning, and colors. An unsystematic selection of six images from the games The Last of US 2 and God of War provide a diverse range of samples including exterior and interior environments with a realistic visual identity. All images have a photo realistic finish however show different themes like a contemporary Seattle and the mystic fantasy worlds of Midgard.

Keywords:  video games; environment concept art; art fundamentals; world building.

Autores

Philipp Altendorf e Rafael Marques de Albuquerque

Baixe o Arquivo Completo