Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA

Resumo
A resignificação da área de conhecimento, em que a geometria está inserida, passando a ser entendida como uma ciência do pensamento, cria uma nova perspectiva para os alunos, professores e para as instituições educacionais como um todo. Sintonizados com nova visão de mundo, expressa em um novo paradigma de sociedade e de educação, garante ao educando uma formação global e crítica como sujeito de transformação da realidade, capacitando-o para o exercício da cidadania, como resposta para os grandes problemas contemporâneos. A importância de resgatar o ensino da geometria, como um instrumento facilitador na construção do conhecimento, firmou-se através da utilização de recursos que geram possibilidades de novos caminhos para a aprendizagem, diferente da didática tradicional, facilitando o aprendizado da matemática no ensino fundamental e médio. Isto posto, estaremos reestruturando o ensino na geometria através da construção do conhecimento solidificado de forma dialética e, ainda proporcionado ao licenciando de matemática, experiências que o levem a refletir sobre o Ensino, principalmente no que concerne ao ensino da geometria, atualmente tão esquecida pelos professores da área.
Palavras-chave: Ensino de geometria, educação matemática, formação de professores, ensino-aprendizagem.

Abstract
The new meaning of a knowledge area, in which geometry is inserted, is being understood as the new science of thought, and it creates a new perspective for students, teachers and schools as a whole. Taking into consideration a new view of the world, it reveals itself as a new paradigm of society and education, it guarantees the student a global and critical formation, placing him/her as a subject of transformation of the reality and prepares him/her to face contemporary problems as a citizen. The importance to ransom geometry teaching, as a helpful tool in the construction of knowledge, was established by the use of resources that facilitate new ways of learning, different from traditional education, making it easier to learn mathematics in Elementary and High School. As a consequence, we will restructure the teaching of geometry through the knowledge construction and give mathematics educators experiences that will make them reflect about education, more especially about geometry teaching, which is, nowadays, forgotten by its teachers.
Keywords: Geometry teaching, mathematic education, graduating teachers, teaching-learning

Autores

Adriana Augusta Benigno dos Santos Luz Simone da Silva Soria Medina Sandra Paula Scudelr Alves Mariana Fabiane Garcia Travassos

Baixe o Arquivo Completo