Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

UM WORKSHOP E SEUS DESDOBRAMENTOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO GRÁFICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO

Resumo

Este artigo tem como ponto de partida a descrição de um workshop realizado em ambiente universitário com público majoritariamente composto por professores e alunos de cursos de pós-graduação e graduação em Arquitetura e Design. Neste evento estudantes e profissionais tiveram a experiência de planejar, construir e habitar uma estrutura inflável em escala arquitetônica (1:1). Destacam-se a construção do objeto arquitetônico projetado e sua vivência como fatores diferenciais desta experiência, características estas nem sempre presentes em ambiente universitário onde raramente se chega à materialização do que se projeta. Durante o evento diversos tópicos relacionados à educação gráfica foram abordados, predominantemente ligados a: modelagem digital, geometria descritiva, representação e análise da forma. O artigo objetiva contextualizar estes tópicos à dinâmica das fases do workshop e aos seus desdobramentos futuros: em particular relacioná-los com o ensino de disciplinas relacionadas à educação gráfica em cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e afins.

Palavras-chave: ensino de arquitetura; geometria descritiva; análise da forma.

 

Abstract

This article begins with a description of a workshop held in the university environment with public mainly composed of teachers and students of post-graduate or graduate in Architecture and Design. In this event students and professionals have the experience to plan, build and inhabit an inflatable structure in architectural scale (1:1). The construction experience of the projected architectural object and its use are present in this experience, these features are not always together in a university environment where rarely materializes the designed object. During the workshop several topics related to the graphic arts education were discussed, mainly related to: digital modeling, descriptive geometry, drawing and shape analysis. The paper aims to contextualize these topics to the dynamic stage of the workshop and relate them to the teaching subjects in graphic education, mostly in Architecture and Design.

Keywords: architectural education; escriptive geometry; shape analysis

Autores

Raphael Marconi e Maria Angela Dias

Baixe o Arquivo Completo