Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

UM PERCURSO SEMIÓTICO PARA LEITURA E ANÁLISE DOS PRODUTOS DO DESIGN GRÁFICO

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um percurso semiótico específico para a leitura e a análise de produtos do design gráfico. Conceitualmente, o roteiro proposto está fundamentado tanto no referencial teórico de Charles Sanders Peirce aplicado aos processos de análise de todas e quaisquer linguagens manifestas, quanto nas próprias teorias do design. Portanto, além dos pressupostos da semiótica, dão lastro ao percurso analítico, a tríade dos elementos do design (forma, significado e função), as dimensões semióticas dos produtos do design (sintática, semântica e pragmática) e as funções dos produtos (estética, simbólica e prática). A título de exemplificação, é apresentado um breve relato de uma experiência didática de aplicação do percurso proposto na análise de uma série de três cartazes desenvolvidos para o Centro de Arte Contemporânea Inhotim. Por fim, conclui-se que o roteiro se evidencia não somente como um percurso analítico de produtos já concebidos, mas, também, como um mapa orientador e metodológico para as ações e decisões projetuais.

Palavras-chave: análise semiótica; design gráfico; metodologia de projeto.

Abstract

This article aims to show a specific semiotic path for reading and analysis of the graphic design products. Conceptually, the proposed roadmap is based both on the theoretical framework of Charles Sanders Peirce applied to analysis of all and any manifested languages and own design theories. Therefore, beyond the assumptions of semiotics, are considered the triad of the design elements (form, meaning and function), the semiotic dimensions of design products (syntactic, semantic and pragmatic) and the product functions (aesthetic, symbolic and practical). As an example, a brief didactic application experience is shown. It presents the proposed roadmap to analyze a series of three posters designed for the Center for Contemporary Art Inhotim. Finally we conclude that the evidenced roadmap can be used not only as an analytical path for already designed products, but also as a map or a methodological path to design any product.

Keywords: semiotic analysis; graphic design; design methodology.

 

Autores

Frederico Braida Rodrigues de Paula e Vera Lúcia Moreira dos Santos Nojima

Baixe o Arquivo Completo