Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

UM ESTUDO PROSPECTIVO COM DOCENTES SOBRE O ENSINO DA FOTOGRAFIA NO CONTEXTO DAS TDIC / A PROSPECTIVE STUDY WITH TEACHERS ON THE TEACHING OF PHOTOGRAPHY IN THE CONTEXT OF DIGITAL ICT

Resumo

Frente as mudanças impostas ao ensino da fotografia devido aos aparatos digitais, este estudo busca identificar métodos e estratégias utilizadas no contexto contemporâneo para o ensino da fotografia nas graduações de Design brasileiras, bem como prospectar novas possibilidades de ensino frente às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa, aplicou-se um questionário online seguido de entrevistas com docentes responsáveis pela disciplina de fotografia em graduações de Design. Os resultados mostram que grande parte dos docentes utilizam métodos tradicionais de ensino. Entretanto, existem iniciativas que buscam combinar métodos convencionais com as tecnologias digitais. Além disso, identificou-se que há um amplo desafio para engajar os alunos de graduação que estão acostumados a receber um grande número de informações diariamente. Dessa forma, a pesquisa mostra que é preciso integrar ferramentas tecnológicas que tenham objetivos claros no ensino da fotografia e que estejam acessíveis no contexto da disciplina e dos alunos, tendo como foco principal do ensino o domínio da linguagem fotográfica.

Palavras-chave: design; ensino da fotografia; estudo prospectivo; estratégias de ensino; TDIC.

 

Abstract

Faced with the changes imposed on the teaching of photography due to digital apparatus, this study seeks to identify methods and strategies used in the contemporary context for the teaching of photography in Brazilian Design undergraduates, as well as to prospect new teaching possibilities in the face of Digital Information and Communication Technologies (Digital ICT). For that, from a qualitative approach, an online questionnaire was applied followed by interviews with teachers responsible for the discipline of photography in Design undergraduates’ courses. The results show that most teachers use traditional teaching methods. However, there are initiatives that seek to combine conventional methods with digital technologies. In addition, it has been identified that there is a broad challenge to engage undergraduate students who are accustomed to receiving a large amount of information on a daily basis. Thus, research shows that it is necessary to integrate technological tools that have clear objectives in the teaching of photography and that are accessible in the context of the discipline and the students, having as main focus the teaching of photographic language.

Keywords: design; photographic education; prospective study; teaching strategies; digital ICT.

Autores

Ana Leticia Oliveira do Amaral e Berenice Santos Gonçalves

Baixe o Arquivo Completo