Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

TRANSVERSALIDADES DA RELAÇÃO ENTRE GRUPOS DE ARTESÃOS E DESIGNERS / TRANSVERSALITIES OF THE RELATIONSHIP BETWEEN ARTISAN GROUPS AND DESIGNERS

Resumo

O artigo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica com leitura analítica em livros, sites, artigos, dissertações e teses e integrou o referencial teórico da pesquisa de mestrado de uma das autoras. A investigação começa com uma contextualização histórica da relação entre design e artesanato. Exemplificamos a interferência de designers com grupos de artesãos a partir da análise dos laboratórios LabSol e O Imaginário Pernambucano, além do Projeto Minas Raízes e do designer Renato Imbroisi. Em seguida traçamos uma linha transversal que atravessou essa relação revelando alguns aspectos importantes como as peculiaridades metodológicas de cada grupo, a expressão do multiculturalismo na prática artesanal nacional, as relações de poder que podem ser estabelecidas e, para finalizar, uma comparação entre o artesanato com origem em grupos rurais e o artesanato praticado em grupos urbanos. Esta linha transversal de análise trouxe quatro aspectos dessa complexa relação. Ela não apenas costurou, mas ajudou a tecer a importante conexão entre artesanato e design.

Palavras-chave: design; artesanato; metodologia; multiculturalismo; relações de poder.

 

Abstract

The article was based on bibliographic research with analytical reading in books, websites, articles, dissertations and theses and it integrated the theoretical framework of the master’s research of one of the authors. The investigation begins with a historical contextualization of the relationship between design and handicrafts. We exemplify the interference of designers with groups of artisans from the analysis of LabSol and O Imaginário Pernambucano, in addition to the Minas Raízes Project and designer Renato Imbroisi. Then we traced a transversal line that crossed this relationship, revealing some important aspects such as the methodological peculiarities of each group, the expression of multiculturalism in national artisanal practice, the power relations that can be established and, finally, a comparison between handicrafts with origin in rural groups and handicrafts practiced in urban groups. This transversal line of analysis brought four aspects of this complex relationship. She not only sewed, but helped to weave the important connection between handicrafts and design

Keywords: design; handicrafts; methodology; multiculturalism; power relations.

Autores

Bárbara de Oliveira e Cruz, Rita Maria de Souza Couto e Roberta Portas

Baixe o Arquivo Completo