Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

TRANSDISCIPLINARIDADE E INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS DA GEOMETRIA DESCRITIVA, DESENHO TÉCNICO E MODELAGEM NA REPRESENTAÇÃO DE MICROPARTÍCULAS CRISTALINAS / TRANSDISCIPLINARITY AND INTEGRATION OF CONTENT OF DESCRIPTIVE GEOMETRY, TECHNICAL DRAWING AND MODELING IN THE REPRESENTATION OF CRYSTAL MICROPARTICLES

Resumo

Os sistemas educacionais vêm sofrendo transformações com o intuito de adaptar os currículos para desenvolver capacidades que são requisitos dos profissionais dos cursos que possuem disciplinas de projeto. Também cada vez mais é notória a necessidade de um ensino transdisciplinar em que envolve uma colaboração entre disciplinas diferentes de uma mesma ciência. É neste contexto que o presente artigo enfoca, através do estudo de caso de partículas de diamante sintético, a integração entre as disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Técnico, Materiais e Processos com o auxílio de sistemas CAD. Através desta integração e o ensino transdisciplinar é possível fazer a correlação entre estes conhecimentos que envolvem a modelagem tridimensional, projeções de objetos e análise da forma geométrica. Os modelos gerados representam um recurso inovador para o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas que envolvem o projeto, pois proporciona um contato efetivo entre o aprendiz e o objeto de estudo através da experiência da manufatura e da experiência tridimensional concreta.

Palavras-chave: transdisciplinaridade; geometria descritiva; desenho técnico; modelagem 3D; micropartículas.

 

Abstract

Education systems are undergoing transformations in order to adapt their curriculum to develop skills that are required of professional from courses that have design disciplines. Also increasingly evident is the need for a transdisciplinary teaching that involves collaboration among different disciplines of the same science. In this context, this article focuses, by the case study of synthetic diamond particles, on the integration among Descriptive Geometry, Technical Drawing, Materials and Processes disciplines with the aid of CAD systems. Through this integration and a transdisciplinary teaching it is possible to correlate the knowledge that involves three-dimensional modeling, projection of objects and analysis of the geometric shape. The generated models represent an innovative feature for the process of teaching and learning in the disciplines that involve the design as it provides an effective contact between the student and the object of study through, the manufacturing experience and the concrete three-dimensional experience.

Keywords: transdisciplinary; descriptive geometry; technical drawing; 3D modeling; microparticles.

 

Autores

Mariana Pohlmann, Wagner Soares Rossi, Clariana Fischer Brendler, Fábio Gonçalves Teixeira e Wilson Kindlein Júnior

Baixe o Arquivo Completo