Resumo
Este artigo busca relacionar histórica e técnica entre o corte de punções e a ourivesaria. Tendo como ponto de partida que as técnicas utilizadas na produção de punções descendem da ourivesaria, apresentou-se ferramentas e processos de produção comuns entre as duas áreas de conhecimento. Dentre estes processos, explanou-se sobre a relação da estampagem manual e mecanizada com a contrapunção e a gravação sendo relacionada com a escavação que dá a forma à punção. Contudo, a ferramenta identificada com grande importância tanto para o corte de punções quanto para a ourivesaria foi o buril. O objetivo deste artigo foi explanar sobre as origens de duas áreas que se relacionam, tanto em seus processos de fabricação como em ferramentas utilizadas.
Palavras-chave: tipografia; punções; ourivesaria.
Abstract
This article aims to relate the history and technics between punchcutting and goldsmithing. Taking as a starting point that the techniques used in the production of punches descend from goldsmithery, common tools and production processes between the two field areas were presented. Among those processes, the relationship between manual and mechanized stamping with counterpunching and engraving, related to the excavation that gives shape to the punching. However, the tool identified with great importance both for cutting punches and for goldsmithing was the burin. The purpose of this article was to explain the origins of the two related areas, both regarding their manufacturing processes and tools used.
Keywords: typography; punches; goldsmithery.
Autores
Ana Luiza Seeger Guerra, Volnei Antônio Matté e Mariana Kuhl Cidade
Baixe o Arquivo Completo