Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

TEORIA DO FLUXO E ANIMAÇÃO INSTRUCIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE INSTRUÇÕES VISUAIS ANIMADAS

Resumo

O design de animações instrucionais considera elementos, conceitos e diretrizes provenientes de diversas áreas de conhecimento com o intuito de facilitar o processo de compreensão de uma tarefa ou instrução. A motivação em uma animação instrucional é destacada por ser um aspecto que pode auxiliar na compreensão da instrução. Assim, este artigo discute a adequabilidade de uso da Teoria do Fluxo na produção de animações instrucionais, com base em pesquisa bibliográfica e análise crítica de exemplos de animações existentes.

Palavras-chave: animação, instrução, teoria do fluxo.

 

Abstract

The design of instructional animations takes into account elements, concepts and guidelines from various areas of expertise in order to facilitate the process of understanding a task or instruction. Motivation in an instructional animation is highlighted as an aspect that may aid to understand the instruction. Thus, this article discusses the suitability of the Flow Theory to the development of instructional animations, based on a literature review and critical analysis of examples of actual animations.

Keywords: animation, instructions, flow theory

Autores

Marcia Maria Alves; André Luiz Battaiola e Carla Spinillo

Baixe o Arquivo Completo