Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

“TENHO DIFICULDADE EM ORGANIZAR AS IDEIAS PARA DESENVOLVER UM PROJETO” – USO DO MÉTODO DIRECIONADO PARA FACILITAR A ORGANIZAÇÃO PROJETUAL DE MARCA GRÁFICA

 

Resumo

O desenvolvimento de qualquer peça gráfica, por um professional do Design, deve necessariamente atender a condições de clareza e objetividade do produto. Em pesquisa realizada por Silva, 2017, foi confirmado a dificuldade dos estudantes no início do projeto com a adoção e a utilização de um método projetual. Através desse dado foi desenvolvido o presente estudo que consiste na aplicação de um método direcionado com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de um projeto gráfico, neste caso o de marcas gráficas. Foi realizado desta forma uma oficina utilizando o método direcionado desenvolvido por Silva (2012), de forma que o método fosse comprovado e validado. Os resultados foram avaliados pelo pesquisador; através dos resultados gráficos obtidos e dos questionários qualitativos aplicados; no qual demonstraram uma diferença significativa na percepção das peças gráficas analisadas, além dos relatos dos pesquisados, o que torna possível confirmar e corroborar que o método direcionado é mais eficaz e deve ser levado em consideração para os profissionais da área.

Palavras-chave: design gráfico; marca gráfica; método experimental; oficina; ensino; universidade

 

Abstract

The development of any graphic piece by a Design professional must necessarily meet the conditions of clarity and objectivity of the product. In a study carried out by Silva, 2017, it was confirmed the difficulty of the students at the beginning of the project with the use of the design method. Through this data was developed the present study that consists of the application of a directed method with the objective of facilitating the development of a graphic project, in this case of graphic brands. A workshop was conducted using the directed method developed by Silva (2012), so that the method was proven and validated. The results were evaluated by the researcher, through the graphical results obtained and the qualitative questionnaires applied, in which they demonstrated a significant difference in the perception of the graphic pieces analyzed, besides the reports of the researched ones, which makes it possible to confirm and corroborate that the directed method is more effective and should be taken into consideration for professionals in the field.

Keywords: graphic design; graphic brand; experimental method; workshop; teaching; university

Autores

João Carlos Riccó Plácido da Silva, Luis Carlos Paschorelli, Milton Koji Nakata e José Carlos Plácido da Silva

Baixe o Arquivo Completo