Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

SISTEMAS PICTOGRÁFICOS DE COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA): MODOS DE REPRESENTAÇÃO / AUGMENTATIVE AND ALTERNATIVE COMMUNICATION PICTOGRAPHIC SYSTEMS (AAC): MODES OF REPRESENTATION

 

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo os sistemas pictográficos para ferramentas de Comunicação aumentativa e alternativa (CAA). Essas ferramentas são usadas por diversas pessoas em um amplo espectro de deficiências comunicacionais e em diferentes contextos. Para o desenvolvimento deste artigo foi utilizado uma Revisão bibliográfica sistemática (RBS) com o objetivo de encontrar os sistemas pictográficos de CAA para serem analisados. Desse modo, foi encontrado três sistemas: o ARASAAC, o PCS e o BLISS. Eles foram analisados quanto ao seu sistema e seus modos de representação visual, buscando descrever as estratégias empregadas neles para que a mensagem visual pudesse ser compreendida. Foi possível verificar a entrada de três níveis informacionais nos pictogramas sendo eles “simples”, “diagramas” e “abstratos”. Quanto ao seu sistema foi possível identificar uma preocupação com o princípio de usabilidade de consistência, ao se utilizar estratégias de modularidade em alguns aspectos linguísticos de forma a diminuir a carga mental desprendida pelo usuário.

Palavras-chave: comunicação aumentativa e alternativa; sistema pictográfico; pictograma; design.

 

Abstract

This article has as its object of study the pictographic systems for Augmentative and Alternative Communication (AAC) tools. These tools are used by a variety of people across a wide spectrum of communication disabilities and in different contexts. For the development of this article a Systematic Bibliographic Review (SBR) was used in order to find the pictographic systems of AAC to be analyzed. Thus, three systems were found: ARASAAC, PCS and BLISS. They were analyzed regarding their system and their ways of visual representation, seeking to describe the strategies used in them so that the visual message could be understood. It was possible to verify the entry of three informational levels in the pictograms, being “simple”, “diagrams” and “abstract”. As for its system, it was possible to identify a concern with the principle of usability of consistency, when using modularity strategies in some linguistic aspects in order to reduce the mental load given off by the user.

Keywords: augmentative and alternative communication; pictographic system; pictogram; design.

Autores

Kamyla Lemes Soares e Fábio Gonçalves Teixeira

Baixe o Arquivo Completo