Revista Educação Gráfica

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SISTEMA DE DESIGN EM FACHADAS CORPORATIVAS: ANÁLISE DE GRANDES MARCAS

Resumo

Este artigo relata a primeira fase da pesquisa realizada para sistema tático, criativo /qualitativo de elementos arquitetônicos. O estudo de caso envolveu 22 epicentros de moda, escolhidos randomicamente, entre 1998 e 2011, mas visando espaços que expressem suas marcas, nas quais, seus usuários se identifiquem e vivem a marca. O objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de um sistema de auxílio ao projetista para potencialização da transmissão da identidade da marca em sua edificação. Na primeira fase, o foco foi buscar e determinar variáveis que possam contribuir para transmissão de identidade em epicentros de moda, consideradas ícones, com expressão da marca. Como amostragem apresentadas aqui, o epicentro Dior (Ginza, 2004) e Prada (Ayoama, 2004), nos quais foram usadas técnicas de Design de Superfície, aliando estudos culturais às modelagens geométricas, à Gestalt e à Semiótica como ferramentas de comunicação efetiva e depois analisadas em relação às suas características visuais das marcas.

Palavras-chave: design de superfície; linguagem visual; elemento de fachada arquitetônica; epicentro de moda.

Abstract This paper reports the first phase of research conducted for the creative/qualitative system of architectural elements. The case study involved 22 Fashion flagships, randomly chosen between the years 1998 and 2011, but aiming spaces that express their brands, in which its users to identify themselves and live the brand. The research objective is to develop a system to aid the designer to potentiate the transmission of brand identity in its construction. In the first phase, the focus was to seek and to determine variables that may contribute to transmission of identity in Fashion flagships store, considered icons with brand expression. As a sample are presented here Dior (Ginza, 2004) and Prada Flagship store (Aoyama, 2004), in which Surface Design techniques were used, combining cultural studies to geometric modeling, and the Gestalt semiotics as an effective communication tool and then analyzed with respect to their visual characteristics of the brand.

Keywords: surface design; visual language; facade element of architecture; fashion flagship store.

Autores

Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de Castro; Ana Lúcia de Camargo Nogueira Harris e Paula da Cruz Landim3

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