Resumo
No Brasil, os jogos de tabuleiro, vem ganhando espaço na indústria de jogos analógicos, não somente gerando novos produtos, como também, novas perspectivas de mercado. Embora os jogos de tabuleiro encontram-se em ascensão, poucos são os títulos destinados a fins educacionais e ainda mais difícil de se encontrar, são jogos de tabuleiros destinados a educação em que o seu alicerce apresenta características do RPG de mesa. O presente trabalho, utilizou-se de uma metodologia de pesquisa aplicada juntamente com uma metodologia projetual de design e objetivou-se em apresentar o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro como ferramenta educacional para o 6º ano do ensino fundamental. Como resultado, o jogo demonstrou aos alunos a importância do trabalho em equipe para conclusão de objetivos em conjunto, além de ensinar assuntos de história e geografia de forma lúdica.
Palavras-chave: design; aprendizado; jogos educacionais; RPG.
Abstract
In Brazil, board games have been gaining space in the analogue games industry, not only generating new products, but also new market prospects. Although board games are on the rise, few titles are intended for educational purposes and even more difficult to find, they are board games intended for education in which their foundation has characteristics of table RPG. The present work used an applied research methodology together with a design methodology of design and aimed to present the development of a board game as an educational tool for the 6th year of middle school. As a result, the game demonstrated to students the importance of teamwork in order to complete goals together, in addition to teaching history and geography subjects in a playful way.
Keywords: design; learning; educational games; RPG.
Autores
Diego Mergener, Igor Escalante Casenote e Marta Rosecler Bez
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