Revista Educação Gráfica

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REVISÃO DE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO ERGONÔMICA APLICADAS A CARTEIRA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM ANALÍTICA E COMPARATIVA

Resumo
A caracterização da carteira escolar como posto de trabalho, possibilita entender e justificar a abordagem do Design e da Ergonomia, para fundamentar o estudo de metodologias de avaliação ergonômica aplicadas a este mobiliário. O presente trabalho tem o objetivo de identificar critérios para avaliação ergonômica dirigida à carteira escolar e aplicá-los novamente neste contexto, para estudar seu desempenho e resultados. Foi realizada comparação das metodologias revisadas a partir do quadro descritivo-analítico. O resultado dessa análise revela uma contemplação de critérios, por parte da maioria das metodologias estudadas. Das cinco metodologias estudadas, observou-se em duas amostras, mais de 50% dos critérios satisfatoriamente atendidos, o que torna relevante considerar além dos aspectos biomecânicos e antropométricos, os elementos que interferem direta e indiretamente na relação “aluno x carteira escolar”. Para aplicação dos critérios identificados, adotou-se o método Ergonomic Workplace Analysis – EWA, por mostrar estrutura correspondente, e característica de abordagem ampla. Esta característica de abordagem do EWA não permitiu identificar elementos específicos de inadequação, apenas apontou áreas potencialmente problemáticas na interação do aluno com a carteira. Por conta disso, numa avaliação da carteira escolar, utilizando-se do EWA, torna-se necessário associá-lo a outro método de avaliação específica do aspecto a ser estudado.
Palavraschave: Design; Avaliação ergonômica – Metodologia; carteira escolar.

Abstract
The characterization of the school desk as an work position allows the understanding and the justification of the approaches of the Design and Ergonomics. This provides the basis for studying applied methodologies of ergonomic evaluation. The aim of this study is to identify and apply a criteria of ergonomic evaluation for school desk, in order to evaluate their performance and results.. Comparison of the methodologies was accomplished starting from the descriptive-analytic view point. The results of that analysis reveal a contemplation of criteria, on most of the studied methodologies. Among the five studied methodologies, two of the observed samples presented more than 50% of the criteria assisted. In order to apply the identified criteria, the method called Ergonomic Workplace Analysis – EWA, which has shown a corresponding structure and a wide approaching characteristic, was adopted. However, not allowing the identification of specific elements of inadequacy, the EWA pointed out potentially areas of problems in the student’s interaction with the desk. Therefore, in an evaluation of the school desk it is necessary to associate the EWA with other methods of assessing the specific aspect to be studied.
Key words: Design; Ergonomic evaluation – Methodology; school wallet.

Autores

Sileide Aparecida de Oliveira Paccola José Carlos Plácido da Silva

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