Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

RESSIGNIFICAÇÃO DO ARTESANATO REGIONAL COMO PROPOSTA DE VALOR NA MODA E NO DESIGN: O CASO CATARINA MINA / REGIONAL HANDICRAFTS RESSIGNIFICATION AS PROPOSAL OF VALUE IN FASHION AND DESIGN: THE CATARINA MINA CASE

Resumo

A indústria da moda tem a capacidade de ser destrutiva e massificadora em algumas situações, mas sob outra perspectiva, goza de competência para levantar discussões e questionamentos acerca da realidade contemporânea. A marca brasileira Catarina Mina cumpre este papel provocador ao propor uma aproximação entre o artesanato e o design, construindo seu discurso de valor justamente nessa dualidade entre o manual e o industrial. A empresa trabalha em conjunto com grupos de artesãs, não apenas integrando seus processos produtivos, mas conectando as realidades tão diferentes de quem produz e de quem consome. Esta pesquisa se baseia nas ferramentas da semiótica francesa narrativa para analisar as manifestações de marca da Catarina Mina no meio virtual, e entender como a ressignificação de produtos e processos artesanais é apresentada como atributo discursivo na geração de valor de marca.

Palavras-chave: moda; semiótica; design; artesanato; sustentabilidade; empreendedorismo social.

 

Abstract

The fashion industry is capable of being destructive and massively in some situations, but in the other hand, it has competence to raise discussions and questions about contemporary reality. The Brazilian brand Catarina Mina fulfills this provocative role by proposing an integration between crafts and design, constructing its value discourse precisely in this manual and industrial duality. The company works together with artisans groups, not only integrating their productive processes, but connecting the different realities from those who produces and those who consumes. This research is based on the tools of French narrative semiotics to analyze Catarina Mina’s brand manifestations in the virtual media, and to understand how the resignification of products and craft processes is presented as a discursive attribute in the brand value generation.

Keywords: fashion; semiotics; design; crafts; sustainability; social entrepreneurship.

Autores

Bruna Rosa Machado; Carolina Savioli Marques Tavares; Bruna Marina Bischoff e Murilo Scoz

Baixe o Arquivo Completo