Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DA GEOMETRIA DA INSOLAÇÃO NO PROCESSO PROJETUAL: UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO / GRAPHIC REPRESENTATION OF SOLAR GEOMETRY IN DESIGN PROCESS: A SYSTEMATIZATION PROPOSAL

 

 

Resumo

O presente artigo descreve e avalia uma proposta de sistematização da representação gráfica da geometria da insolação, no contexto do processo projetual, em prol de sua apropriação mais intrínseca na síntese arquitetônica, por parte de alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. A estratégia foi aplicada em um estudo de caso, utilizando as possibilidades práticas e pedagógicas proporcionadas pela metodologia ativa da sala de aula invertida. Avaliando os projetos entregues pelos alunos ao final da experiência e investigando sua percepção sobre ela, constatou-se que, apesar de proporcionar bons resultados de aprendizagem, a sistematização proposta carece de adequações referentes à organização cronológica das atividades e à aplicabilidade das ferramentas de auxílio à tomada de decisão selecionadas para o processo. Por fim, a pesquisa reflete sobre as limitações e potencialidades dessas ferramentas, relacionando suas características de interface, linguagem e representação aos resultados de abstração e de eficiência do controle da insolação proporcionados por elas.

Palavras-chave: geometria da insolação; processo projetual; estratégia de ensino.

 

Abstract

This article describes and evaluates a systematization proposal for the graphic representation of solar geometry, in the context of the design process, in favor of its intrinsic appropriation in the architectural synthesis, by undergraduate students in Architecture and Urbanism. The strategy was applied in a case study, using the practical and pedagogical possibilities provided by flipped classroom’s methodology. By evaluating the projects developed by the students and investigating their perception about the process, it was found that, despite providing good learning results, the proposed systematization lacks adjustments regarding the chronological organization of the activities and the applicability of the decision-making tools selected for the process. Finally, the research reflects on the limitations and potentialities of these tools, relating their characteristics of interface, language and representation to the results of abstraction and efficiency of the insolation control afforded by them.

Keywords: solar geometry; design process; teaching method.

Autores

João Victor de Souza Lima e João Roberto Gomes de Faria

Baixe o Arquivo Completo