Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

Representação, formalização e modelagem: identificando paradigmas nas práticas didáticas em expressão gráfica arquitetônica

Resumo
A partir de uma análise prévia de materiais didáticos dirigidos ao contexto da Expressão Gráfica Arquitetônica, relativos à descrição da forma e da aparência de objetos arquitetônicos por meios informáticos, identificam-se propósitos diferenciados que selecionam conceitos e procedimentos específicos a serem tratados na formação acadêmica. Neste artigo, caracterizam-se estes propósitos como “paradigmas” nas práticas didáticas de Expressão Gráfica. Utiliza-se a Teoria Antropológica da Didática, centrando-se em seus conceitos básicos de “praxeologia” e de “transposição didática” como marco metodológico para análise.
Palavras-chaves: Expressão Gráfica Arquitetônica, Informática Gráfica, Transposição Didática.

Abstract
Based om previous analysis of academic text books, in the field of Architectural Graphics Representation, diferent purposes are indentified which select specific concepts and procedures to be treated in academic studies related to the use of computing to describe the geometry and appearance of architectural objects.this paper describes these purposes as “paradigms” in the graphcs representation academic practice. The Didactic Anthropological Theory is used, centered on its basic concepts of “praxeologia” and “didactic transposition”, as a methodological frame of analysis.
Keywords: Architectural Graphics Representation, Computer Graphics, Didactic Transposition.

Autores

Adriane Borda Almeida da Silva Neusa Mariza Leite Rodrigues Félix Franscisco José Serón Arbeloa Javier Arlegui de Pablos

Baixe o Arquivo Completo