Revista Educação Gráfica

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REPRESENTAÇÃO EM PROCESSOS PARTICIPADOS DE CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS: A EXPERIÊNCIA DA REDE DESIS / REPRESENTATION IN SCENARIO BUILDING PARTICIPATORY PROCESSES: THE EXPERIENCE OF THE DESIS NETWORK

 

Resumo

Em diversos campos disciplinares, o processo de construção de cenários é associado a práticas organizacionais em que profissionais heterógenos atuam. No design para a inovação social e a sustentabilidade, seu potencial participativo é aproveitado para envolver cidadãos e atores da sociedade civil nos escopos projetuais. Os cenários representam futuros de sustentabilidade, imaginados pelas comunidades envolvidas e orientados a catalisar os processos de inovação social. Nessas passagens, o campo do design elabora evoluções metodológicas relacionadas à representação. Este artigo concentra-se especificamente na discussão dos processos participados de construção de cenários com ênfase na representação. Para tanto, revisou-se uma pluralidade de documentos: publicações científicas, obras de divulgação, relatórios projetuais e sites profissionais. Como resultado, o artigo fornece uma organização metodológica dos processos participados de construção de cenários, que articula sua arquitetura a suas formas de representação. Ainda, o artigo sugere técnicas e ferramentas disponíveis em manuais e toolkits recentes.

Palavras-chave: representação; cenários; participação; inovação social; sustentabilidade; toolkits.

 

Abstract

In various disciplinary fields, the process of scenario building is associated with organizational practices in which heterogeneous professionals participate. In design for social innovation and sustainability, its participatory potential is harnessed to involve citizens and actors from civil society in design scopes. The scenarios represent sustainable futures, imagined by the involved communities and aimed at catalyzing processes of social innovation. In these passages, the field of design develops methodological advancements related to representation. This paper specifically focuses on the discussion of participatory processes in scenario building with an emphasis on representation. To this end, a variety of documents were reviewed, including research publications, science popularization works, design reports, and professional websites. As a result, the paper provides a methodological framework for participatory processes in scenario building, which integrates its architecture with its forms of representation. Additionally, the paper suggests techniques and tools available in recent manuals and toolkits.

Keywords: representation; scenarios; participation; social innovation; sustainability; toolkits.

Autores

Carlo Franzato

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