Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO DA TEORIA DO DESIGN E A EDUCAÇÃO FÍSICA PELA VISÃO DA GESTALT / REFLECTIONS ON THE RELATIONSHIP BETWEEN DESIGN THEORY AND PHYSICAL EDUCATION FROM THE GESTALT VIEWPOINT

 

Resumo

Do ponto de vista da tangibilidade dos conceitos, tanto o Design como a Educação Física, trabalham com o planejamento e a concepção de formas (objeto) e informações (imagens). E, apesar desta complexidade, as duas áreas buscam dar existência concreta às ideias e ambas possuem o elemento humano como instrumento de análise e ação. Considerando esses aspectos, a presente reflexão teve como propósito analisar e discutir a relação do Design e a Educação Física, por meio da Escola Gestalt. Ao considerar os princípios desta escola, particularmente a unidade, segregação, unificação, fechamento, continuidade, proximidade, semelhança e pregnância da forma, buscou-se encontrar um alinhamento (relação) entre tais princípios, observados correntemente no Design, e as descrições práticas encontradas em atividades – aulas, competições ou apresentações – da Educação Física. Os resultados apontam a possibilidade de se relacionar essas duas áreas, considerando como ponto comum, os princípios da Escola Gestalt. Isto pode trazer uma importante contribuição para novas teorias que orbitam áreas que parecem ser tão distintas, mas que compartilham de princípios transdisciplinares.

Palavras-chave: teoria do design; gestalt; educação física; leis da escola gestalt; aulas.

 

Abstract

From the point of view of the tangibility of concepts, both Design and Physical Education work with the planning and conception of forms (object) and information (images). And, despite this complexity, both areas seek to give concrete existence to ideas and both have the human element as an instrument of analysis and action. Considering these aspects, the purpose of this reflection was to analyze and discuss the relationship between Design and Physical Education, through the Gestalt School. When considering the principles of this school, particularly unity, segregation, unification, closure, continuity, proximity, similarity and pregnancy of form, an attempt was made to find an alignment (relationship) between such principles, currently observed in Design, and the practical descriptions found in activities – classes, competitions or presentations – of Physical Education. The results indicate the possibility of relating these two areas, considering the principles of the Gestalt School as a common point. This can bring an important contribution to new theories that orbit areas that seem to be so different, but that share transdisciplinary principles.

Keywords: design theory; gestalt; physical education; laws of school gestalt; classes.

Autores

Nilton Cesar Ferst, Sergio Tosi Rodrigues e Luis Carlos Paschoarelli

Baixe o Arquivo Completo