Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

REDESENHO E MAQUETAS NO PROCESSO DIDÁTICO DO ENSINO DA ARQUITETURA / REDRAWING AND MOCKUP IN THE DIDACTIC PROCESS OF ARCHITECTURE TEACHING

Resumo

Partindo de uma ponderação histórica sobre a importância do desenho de arquitetura como instrumento, não somente de concepção de obras e sua representação, mas, sobretudo de análise e reflexão sobre a prática disciplinar no desenvolvimento histórico da profissão de arquiteto, este artigo apresenta uma proposta didática, desenvolvida dentro da Universidade São Judas Tadeu, embasada no trabalho de redesenho (entendido como a ação de copiar desenhos de obras existentes com a finalidade de analisa-las) que resulta na execução de maquetas de estudo. Ambos os procedimentos são entendidos, desde um ponto de vista pedagógico, como ações direcionadas à construção de conhecimentos do próprio processo de projeto. A finalidade desta específica prática didática é a de incitar o aluno de arquitetura, através de um contato endógeno com as formas tradicionais da representação da linguagem gráfica da arquitetura (desenho) e sua representação tridimensional (maqueta) a ampliar a sua capacidade de compreensão dos processos que são essenciais a essa prática.

Palavras-chave: representação; desenho; maqueta; ensino de arquitetura.

 

Abstract

From a historical consideration of the importance of architectural drawing as a tool, not only for the conception of the oeuvre, but above all for analysis and reflection on the disciplinary practice in the historical development of the architectural profession, this article presents a didactic proposal, developed within the São Judas Tadeu University, based on redrawing work (understood as the action of copying drawings of existing works in order to analyze them) and implementation of mockups. Both procedures are understood, from a pedagogical point of view, such as actions aimed at building knowledge, not only of repertoire, but on the design process itself. The purpose of this specific teaching practice is to incite the architecture student, through an endogenous contact with traditional forms of representation of the graphic architecture language and its three-dimensional (mockup), to broaden their understanding of the processes that are essential to the practice.

Keywords: representation; drawing; mockup; architectural education.

 

Autores

Fernando Guillermo Vázquez Ramos, Paula De Vincenzo Fidelis Belfort Mattos e Sérgio Luiz Salles Souza

Baixe o Arquivo Completo